Atividades no teatro Rachel Costa já estão liberadas com público até 250 pessoas
Após passar um longo período fechado durante a pandemia, o teatro Rachel Costa, em Paranaguá volta a estar aberto ao público. Com restrições, as apresentações devem seguir as regras dos protocolos sanitários vigentes na cidade, o distanciamento e uso de máscara são imprescindíveis. Em entrevista ao JB Litoral, Harrison Camargo, conhecido como Canela, secretário de Cultura e Turismo explicou como será esta retomada.
“O local passou por recente manutenção e está em condições de receber espetáculos, sendo, reconhecidamente por toda a classe artística, um dos melhores teatros do estado do Paraná. Além das adequações físicas do teatro, os dispositivos administrativos e legais desenvolvidos pelas autoridades sanitárias, permitem que possamos reiniciar as atividades com segurança, da melhor maneira possível”, disse Canela.
A programação presencial também foi liberada e, a partir de outubro, vários espetáculos deverão entrar em cartaz. O secretário de Cultura ainda explica que no dia 1° haverá uma mostra de Hip-Hop, mas ainda em formato on line. Durante a pandemia, o espaço foi utilizado para a realização de grandes shows que foram transmitidos, por meio de lives, como a realizada por César Menotti e Fabiano.
Artistas retornando
Mesmo antes do anúncio do retorno as atividades, a Secretaria de Cultura já recebia inúmeros de pedidos para a realização de trabalhos no espaço. Agora com a liberação da capacidade de 250 pessoas nas cadeiras do auditório do teatro, peças e musicais deverão ocorrer ainda em outubro.
“Já fomos procurados pelos agentes culturais que buscavam retornar às atividades. A busca se intensificou a partir do momento em que o anúncio foi feito. A Secultur possui várias ideias e possibilidades para o fomento das atividades, visando a retomada do segmento de maneira segura e eficiente”, destacou Canela.
Já sobre a expectativa, ele ressalta que todos estão ansiosos para este retorno das atividades. “É proporcional à procura que recebemos, tanto dos artistas quanto do público, que já estava ansioso pela retomada, sempre buscando informações quanto à agenda e eventos possíveis”, concluiu.