Aulas nas Redes Municipais de Educação do Litoral começam nesta segunda (6); em Matinhos, início foi na sexta (3)


Por Luiza Rampelotti Publicado 06/02/2023 às 05h53 Atualizado 18/02/2024 às 04h12
aulas, alunos, escola, educação,

A maioria das escolas da Rede Municipal de Educação do Litoral retornam às aulas nesta segunda-feira (6), quando começa o ano letivo para os alunos. Apenas Matinhos teve o início das aulas um pouco antes, na sexta-feira (3).

Ao JB Litoral, o secretário municipal de Educação de Matinhos, Mário Braga, falou sobre o ano letivo de 2023. Na cidade, existem 22 unidades de ensino municipal, sendo sete escolas e 15 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), que abrigam mais de 4.4 mil crianças matriculadas.

Desde o ano passado, promovemos várias melhorias nas escolas: reformamos telhados de algumas, de outras trocamos forros, em outras fizemos a manutenção de calhas; já nas férias fizemos pintura interna e externa em várias unidades, instalamos novos playgrounds, ventiladores e aparelhos de ar condicionado. Fizemos uma série de melhorias que vem atender e dar mais conforto e comodidade para nossas crianças”, diz Mário.

Ele afirma que as revitalizações não foram feitas em 100% das instituições de ensino devido à mão de obra, mas que nos próximos três meses, todas as escolas devem receber as benfeitorias necessárias. Além disso, o secretário destaca que o objetivo para 2023 é “recuperar a aprendizagem pós pandemia”.

Tivemos dois anos de pandemia de coronavírus que atrasaram as fases de conhecimento, e isso é visto em todos os níveis de ensino. Então, esse ano vamos focar em projetos de recuperação de aprendizagem das nossas crianças com reforço escolar, atividades de contraturno escolar com diversos programas de lazer e aprendizagem etc.”, conclui.

Pontal do Paraná


Já as demais cidades do Litoral retornam às aulas nesta segunda-feira. Em Pontal do Paraná, os mais de 4 mil alunos matriculados nas 22 unidades de ensino do Município (13 CMEIs e oito escolas) devem receber os kits de material escolar e uniforme nos próximos meses.

Para o primeiro quadrimestre deste ano estaremos entregando os kits de material escolar, uniforme completo, apostilas do 3º ao 5º ano da OPET para os alunos, entre outros diferenciais que possibilitarão maiores e melhores oportunidades de aprendizado”, informa a secretária municipal de Educação, Renata Marinho.

Ela ainda comemora as mais de 400 vagas abertas nos CMEIs em 2023. De acordo com a secretária, a lista de espera por uma vaga para a Educação Infantil, que contava com 793 crianças, caiu pela metade, e a expectativa é zerar a lista ainda no primeiro semestre deste ano.

Para acabar com a espera por vagas, estamos trabalhando na ampliação de cinco CMEIs nos balneários de Shangrilá, Ipanema, Praia de Leste e Guaraguaçu. Além das ampliações, estamos investindo fortemente na reforma das escolas, para atender nossa comunidade com mais conforto e segurança”, diz.

Renata ressalta, ainda, que as expectativas para o ano letivo são as melhores, e que a Secretaria Municipal de Educação está finalizando os estudos de impacto orçamentário para definir a valorização dos profissionais do magistério.

Paranaguá


Em Paranaguá, apesar de as aulas voltarem nesta segunda, profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SEMEDI) já estão trabalhando desde janeiro na preparação das 74 instituições de ensino entre escolas e CMEIs. São mais de 15 mil alunos que começam o ano letivo, que será recheado de novidades na parte de atividades extracurriculares.

Acreditamos que 2023 vai ser diferente pelo fato de estarmos voltando a esse nosso novo normal (pós-pandemia) mais preparados. Temos um curriculum emergencial, porque precisamos retomar algumas coisas que ficaram da época da pandemia, colocar em prática e avançar um pouco mais. A ideia para este ano é que, para além do período parcial, façamos atividades para dar uma diferenciada; então, ao mesmo tempo que focamos no processo de aprendizagem, queremos que os alunos desenvolvam atividades extracurriculares”, diz a secretária municipal de Educação, Tenile Xavier.

Ela também destaca que todas as instituições foram preparadas e organizadas para receber os estudantes. Ao longo das férias, equipes da SEMEDI e de secretarias parceiras realizaram a manutenção nos estabelecimentos, com roçada, limpeza, higienização, pintura etc.

Nossa expectativa é que o ano de 2023 seja repleto de esperança após o período de pandemia. Estamos preparados com nossas instituições organizadas e confortáveis para a comunidade e com todos os profissionais capacitados para realizar o melhor trabalho possível para nossas crianças”, comenta Tenile.

Além disso, o Município também já anunciou o pagamento do reajuste do Piso Nacional do Magistério, em 14,95%, na quinta-feira (2), para os 1.800 servidores municipais do Magistério. A implantação se dará a partir de fevereiro, para a progressão vertical, com os retroativos que serão pagos em oito parcelas a partir de março. 

Maioria dos alunos das escolas municipais do Litoral retornam às aulas nesta segunda-feira (6). Foto: Prefeitura de Paranaguá


Morretes


Em Morretes, a secretária municipal de Educação, Adriana Assumpção, destaca que a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SMEDE) se empenhou em organizar o início das aulas com o objetivo de melhor atender aos alunos matriculados nas 13 escolas municipais e um CMEI.

A SMEDE organizou processo seletivo para contratação de profissionais formados na disciplina de Educação Física, visando atender alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste primeiro momento, o projeto prevê o atendimento de 41 turmas no período da manhã e 50 turmas no período da tarde. Também foi organizado procedimento para contratação de aulas de música, componente curricular previsto pela Lei 11.769/08, com previsão para atender 41 turmas no período da manhã e 50 turmas no período da tarde”, diz Adriana.

A secretária comenta que está confiante de que ambos os projetos sejam bem aceitos pela comunidade escolar, já que “visam contribuir no desenvolvimento motor e cognitivo dos alunos, da sua socialização, disciplina, raciocínio lógico e são condizentes com sua faixa etária”.

Ela também ressalta que, no momento, está sendo substituindo o telhado do CMEI Professor Maria Luiza Burtz Merkle. A substituição é composta por estrutura metálica e telhas termoacústicas, que proporcionam a redução de calor do ambiente, tornando a instituição muito mais fresca e agradável.

No entanto, as tardes de chuva têm dificultado o cumprimento do cronograma de trabalho da empresa executora da obra, que solicitou ampliação do prazo de entrega”, explica Adriana Assumpção.

Guaraqueçaba, Guaratuba e Antonina


Em Guaraqueçaba, as aulas começam apenas no dia 16 de fevereiro. São mais de 900 alunos matriculados nas 28 escolas municipais espalhadas entre ilhas, comunidades rurais e sede.

Segundo o secretário municipal de Educação, Sidney França, os preparativos para o retorno dos alunos estão sendo feitos. “No dia 14 e 15 de fevereiro faremos um encontro pedagógico e, também, inauguraremos o CMEI Sonho de Criança, que passou por reforma e ampliação e atenderá 120 crianças em tempo integral”, diz.

Ele também destaca que 2023 será um ano de grandes conquistas para a Educação municipal. “Teremos a aquisição de três novas escolas nas Ilhas, uma unidade de atendimento aos alunos especiais e, principalmente, um trabalho muito bem articulado com toda a rede no que se refere ao ensino e aprendizagem dos nossos educandos. Nossa meta é melhorar os índices da educação em nosso município“, conclui.

Nas cidades de Guaratuba e Antonina, o JB Litoral não conseguiu retorno das assessorias de imprensa das Prefeituras e/ou secretários de Educação. No entanto, de acordo com as redes sociais das administrações municipais, as aulas retornam nesta segunda-feira.