Bairros da periferia recebem pavimento e população se manifesta: “uma bênção”


Por Redação Publicado 29/07/2021 às 15h24 Atualizado 16/02/2024 às 08h40
asfalto

Quando um carro passava, a poeira subia e uma cortina de barro se formava. Moradores do Vale do Sol sofreram durante anos com um problema que tem uma resolução fácil. A falta de antipó e asfalto, nas principais ruas de bairros afastados do centro de Paranaguá, levava muitos a ter dificuldades de locomoção, de saúde e até financeiras. No entanto, a prefeitura municipal realizou a inauguração de cerca de 15 quilômetros de pavimento na cidade e trouxe vida nova para centenas de moradores.

Morando há 17 anos no Vale do Sol, Janine Polidoro tem um pequeno comércio na região e conta que antes do asfalto as dificuldades eram enormes. “Era muito buraco, era horrível de andar, não tinha como sair de casa, muita lama. Agora está uma bênção, uma maravilha. Isso é muito bom, vários moradores estão vindo morar para cá, porque antes não tinha nem condições de ter um carro, agora dá”, contou animada com um possível aumento no movimento do comércio na Rua Ascendino Pessoa Maciel.

Segundo a prefeitura, cerca de sete mil metros de pavimentação asfáltica foram entregues nos bairros Vale do Sol e Vila Garcia. “Estamos desde 2017 realizando serviços de pavimentação na Região Sul de Paranaguá com várias ruas e agora estamos finalizando as vias na Vila Garcia com asfalto, base, calçadas, iluminação em LED, entre outras. Ainda teremos mais investimentos para Paranaguá. Fizemos 90 quilômetros de asfalto e queremos fazer o dobro nesta nova gestão”, destacou o prefeito Marcelo Roque.


Comerciantes aprovam entrega da pavimentação no Vale do Sol (Foto: Diogo Monteiro/ JB Litoral)

EM FAMÍLIA

Os benefícios são vistos em todas as partes, para Fabio Fortunato, que mora na região há 11 anos, ver a evolução do lugar é saber que terá seus bens valorizados e a vida de sua filha preservada. “Há 11 anos era complicado, lembro que só tinha eu e meu vizinho, nós pagávamos para um rapaz passar a máquina aqui. Começamos a fazer melhorias, mas era complicado. Era muito mato. Meu carro quebrou umas três vezes. Esperamos comprar um carro novo agora que passou um asfalto, antes não dava, judiava do veículo. Também andava bastante de moto e a manutenção era grande, para lavar e tudo”, explicou o morador.

Ele ainda aponta que a felicidade da família é poder aproveitar o espaço de várias formas. “Ajudou bastante o calçamento, minha filha tem 4 anos, agora a gente pode levar ela andar de bicicleta, nós podemos ficar aqui, olhar ela. Única coisa que falta é a sinalização e a lombada, que acredito que já está vindo”, contou Fabio, que comemora a valorização de seu imóvel com a chegada do asfalto.

Com calçadas e iluminação, crianças utilizam ruas asfaltadas para o lazer. Foto/Diogo Monteiro/JB Litoral

“ERA TUDO MATO”

Com o perdão da expressão da moda, mas quando alguns moradores chegaram na região, literalmente, “era tudo mato”. As dificuldades vinham pela falta de saneamento básico, eletricidade e acesso. Janete Becker Branco disse que foi uma das primeiras moradoras do bairro e que quando “trabalhava no Samambaia, eu tinha que passar por um carreiro. Naquele tempo era muito difícil, não tinha água e luz, a gente fazia um lampião e pegava água na igreja aqui, que o padre deixava. Antes era uma valeta de esgoto, um cheiro horrível. Vou te dizer, esse prefeito, como o pai dele, está fazendo muita coisa, está de parabéns. A dificuldade que a gente viveu aqui foi muita”, relembra.

“Nós vamos chegar só nesse primeiro semestre nos 15 quilômetros de asfalto, em seis meses acho que é o maior número de pavimento já feito. Inauguramos já no Parque São João, no Outro Fino, na Vila Garcia, ainda temos na Vila da Madeira. Nossa responsabilidade com a infraestrutura é grande”, disse o prefeito Marcelo Roque, que concluiu afirmando que “apenas nesses três bairros, Vila Garcia, Vale do Sol e Jardim Esperança são investimentos de R$ 12 milhões. Esse é um trabalho voltado para a população não apenas com asfalto, mas com iluminação, drenagem, calçadas, entre outras melhorias. Esses são exemplos, mas estamos cuidando de toda a cidade e continuaremos com esse serviço. É a nossa equipe comprometida com o desenvolvimento de Paranaguá”.

Por Marinna Protasiewytch