Câmara Municipal de Pontal do Paraná instala sua Procuradoria Especial da Mulher, agora presente em todos os municípios do Litoral


Por Flávia Barros Publicado 18/10/2023 às 17h50 Atualizado 19/02/2024 às 02h37

Depois de Paranaguá, Matinhos, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba e Guaratuba, chegou a vez de Pontal do Paraná ter um instrumento especial de atendimento às mulheres dentro da Câmara de Vereadores: a Procuradoria da Mulher. A Sessão Solene na sede da Câmara, em que a vereadora Elinete Guimarães Rocha (PROS) foi nomeada como Procuradora da Mulher e tomou posse no cargo, foi realizada no último dia 10, e o mandato é válido até 31 de dezembro de 2024.

Desafio


Em conversa com o JB Litoral, a parlamentar afirma que a missão de ser a primeira Procuradora da Mulher da Casa de Leis é um desafio.

Será um grande desafio, pois sabemos da dificuldade de a mulher dar o primeiro passo. Teremos uma sala disponível na Câmara para fazer esse acolhimento e direcionar ao serviço específico, onde trabalharemos em parceria com CREAS, CRAS, Saúde e Patrulha Maria Penha. Assim faremos o monitoramento das necessidades levantadas”, afirma Elinete.

Além da sala que dará atendimento reservado às mulheres que procurarem ajuda, a nova procuradora conta que outros instrumentos estão previstos para ampliar o serviço.

Temos um projeto, juntamente com o presidente da Câmara, que abraçou a causa, para adquirir um carro que nos auxiliará. A Procuradoria já era um projeto que pretendíamos pôr em prática desde 2020 e, com o apoio desta gestão, demos o nosso primeiro passo”, detalha a vereadora.

Passo importante


Para o Presidente da Câmara de Pontal do Paraná, Sinedir da Rosa Cardozo (MDB), o Sene, a instauração da Procuradoria da Mulher é um passo importante para a equidade de gênero.  “Esse projeto é um reflexo do compromisso desta Casa com a igualdade de gênero, com a promoção dos direitos das mulheres e com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. É um marco importante em nossa trajetória como instituição”, diz.

Estiveram presentes na solenidade todos os vereadores de Pontal; moradores da cidade;  representantes de instituições e organizações que atuam na defesa dos direitos das mulheres, como a vice-prefeita e secretária da Ação Social, Patricia Millo Marcomini; a secretária de Saúde, Josineia de Araújo; a presidente do Conselho da Mulher, Alyne Souza; Miranda da Patrulha Maria da Penha; Tânia Lugli da ACIAPAR Mulher; Vani de Borda da Guarda Mirim; Daniele Couto da Rede Sorrela e a delegada da Polícia Civil, Maria Nysa.

Serviço


A Procuradoria da Mulher começou a atender às pontalenses na segunda-feira (16), em sala no interior da Câmara Municipal, que fica na avenida Beira Mar, s/nº, Pontal do Sul, Pontal do Paraná. O horário de funcionamento é o mesmo do Legislativo, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h.