Carnaval de Paranaguá perde Dicesar Tramujas da Leão da Estradinha


Por Marinna Prota Publicado 06/08/2021 às 22h29 Atualizado 16/02/2024 às 09h29

O mesmo coração que por 27 anos comandou a escola de samba Leão da Estradinha na Avenida do Samba, nesta sexta-feira (06), não resistiu a um infarto, parou e fez o Carnaval de Paranaguá perder o carnavalesco Dicesar Tramujas, aos 65 anos de idade.

Informações dos amigos dão conta que ele passou mal e sofreu o enfarte. A família chamou a ambulância que ainda tentou reanimá-lo, mas ele não resistiu e morreu em casa.

Apaixonado pelo Rio Branco SC, a maior paixão dos parnanguaras, em 1994, Dicesar uniu o futebol ao Carnaval criando a escola que comandou hoje. Além de presidente da escola de samba, era o Mestre Apito nos desfiles carnavalescos, conduzindo sua bateria, quase sempre nota 10 na Avenida.  

Entre os muitos amigos que mais sentiram sua morte, o carnavalesco Mágico Junior esteve ao seu lado por 23 anos, sendo o mais antigo da Leão da Estradinha. Coube a ele criar, produzir, fantasiar e fazer a escola brilhar por mais de duas décadas. Foi assim que, juntos, foram campeões do Carnaval 2011 e 2013 e vice-campeã, no polêmico desfile de 2006, onde o título foi divido pela campeã, Mocidade do Jardim Santa Rosa com o Grêmio São Vicente, pelo equivocado sistema de notas.

Bastante triste com o falecimento, seu amigo há 30 anos, Mágico Junior resumiu o que representou Dicesar ao Carnaval. “Meu Deus Dicesar era o Carnaval, uma pessoa íntegra, dedicada, se preocupava com todos os detalhes. A gente ficava madrugadas e madrugadas trabalhando para apresentar um Carnaval lindo para o povo parnanguara”, desabafou.

Dicesar e Mágico Júnior, 30 anos de amizade e 27 fazendo o carnaval da Leão da Estradinha

Participante ativo da organização dos desfiles todos os anos, em 2018, Dicesar assumiu a presidência da Associação das Escolas de Samba de Paranaguá (AESP), colegiado que congrega todas as agremiações.

Casado, deixa a esposa Ziza e os filhos Lais, Edmilson e Adriane e as enteadas Carla, Fernanda e Amanda.

O velório acontece neste sábado (07), das 8 às 10 horas, na Capela Velório e o sepultamento ocorrerá no cemitério municipal de Nossa Senhora do Carmo.