Cattalini Terminais é reconhecida como ‘Empresa que Protege e Inclui’ pela Prefeitura de Paranaguá


Por Redação com informações de Kaike Mello Publicado 17/03/2023 às 15h51 Atualizado 18/02/2024 às 07h09

Na quinta-feira (16), representantes da Cattalini Terminais receberam o Selo da Empresa que Protege e Inclui da Prefeitura de Paranaguá. O objetivo da iniciativa é incentivar empresas a investir em projetos sociais através da renúncia fiscal, a qual destina os recursos de impostos para os fundos municipais.

Na ocasião, o prefeito Marcelo Roque (Podemos) ainda liberou os recursos dos Fundos da Infância e Adolescência (FIA) e do Idoso para o Instituto Nacional do Trabalhador (INAT) e projetos esportivos, além de destinar recursos para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

É a Secretaria Municipal de Assistência Social que aplica as doações no desenvolvimento de projetos para crianças e jovens socialmente vulneráveis, além de idosos e demais iniciativas cadastradas nos Conselhos Municipais. A secretária Ana Paula Falanga explica que se todas as empresas locais e pessoas físicas aptas a realizarem doações assim as fizerem, os fundos municipais podem angariar até R$ 5 milhões para projetos sociais de Paranaguá.

O selo vem com essa prerrogativa, de que a empresa tem este compromisso social com a cidade. Através dele, a gestão estimula outras empresas a seguirem o mesmo exemplo, como a empresa PASA e a Rocha. Se todos os contribuintes aptos fizeram doações, poderíamos alcançar quase R$ 5 milhões, recursos estes que seriam revertidos em melhorias para a população vulnerável“, afirma.

A coordenadora Ambiental, Social e de Governança da Cattalini, Angela Cristina Bahry, agradeceu o reconhecimento e firmou o compromisso de incentivar outras empresas portuárias a aderirem à iniciativa.

Estamos orgulhosos em receber da Prefeitura e da assistência social este reconhecimento. Por isso, também estamos buscando as demais empresas do setor portuário para que elas participem conosco, porque essa é uma responsabilidade de todos nós. É nosso dever moral proteger as crianças e incentivar esses projetos“, ressalta.

O controller da Cattalini, Fábio Martins Jorge, conta que a empresa pretende colocar um selo gigante em um dos silos virados para a Avenida Ayrton Senna da Silva, uma das entradas da cidade, a fim de divulgar a iniciativa para todos que passarem pela via. “Sem o apoio da Prefeitura de Paranaguá não conseguiríamos fazer muitos dos nossos projetos, por isso, agradecemos a união de esforços e por estarem conosco em nossas ações que beneficiam as escolas apadrinhadas e os nossos jovens”, comentou.

Como receber o selo?

Para contribuir com os projetos e receber o Selo Empresa que Protege e Inclui, os interessados devem acessar o site da Prefeitura e clicar no banner “Destine seu Imposto de Renda”, onde tem o passo a passo do processo até a transferência para um dos fundos municipais.