Cidades do Litoral se unem à Caminhada do Meio-Dia na luta contra o feminicídio nesta segunda (22)


Por Luiza Rampelotti Publicado 20/07/2024 às 11h51 Atualizado 22/07/2024 às 09h58
image-54
Em 2023, aconteceu a 1ª Caminhada do Meio-Dia em Paranaguá. Centenas de pessoas participaram da ação. Foto: Divulgação/SEMMU

Na próxima segunda-feira (22), cidades do Litoral se unirão à Caminhada do Meio-Dia, uma ação integrante da campanha estadual “Paraná Unido no Combate ao Feminicídio“. Promovida pela Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), a iniciativa busca conscientizar e mobilizar a sociedade paranaense na luta contra o feminicídio, crime brutal caracterizado pelo assassinato de mulheres em razão do gênero.

A campanha é ancorada na Lei 19.873/2019, que instituiu o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, celebrado em 22 de julho. A data foi escolhida em homenagem à advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava, assassinada em 2018 pelo marido, condenado pelo crime em 2021. A tragédia, um caso que repercutiu nacionalmente, impulsionou a criação de uma legislação específica para combater esse tipo de violência no Paraná.

O objetivo principal da Caminhada do Meio-Dia é promover a conscientização sobre a gravidade do feminicídio e estimular a sociedade a se mobilizar contra essa forma extrema de violência de gênero. Cerca de 100 municípios do estado devem participar.

Crescente violência contra a mulher no Paraná

Dados recentes do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape), vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP-PR), mostram um preocupante aumento nos casos de violência contra mulheres no Paraná. Em 2023, o estado registrou 231.864 ocorrências de violência contra mulheres, representando um aumento de 11,6% em relação ao ano anterior. A violência doméstica teve um aumento de 16,9%, com 67.794 ocorrências, especialmente concentradas nos finais de semana. Os feminicídios aumentaram em 5,2%, totalizando 81 casos em 2023. Além disso, a violência sexual também registrou um crescimento de 14,4%, com 11.746 casos.

Mobilização no Litoral

Em Paranaguá, a concentração para a Caminhada do Meio-Dia ocorre às 11h30 na Praça Fernando Amaro, com o percurso seguindo até a Catedral Diocesana. A secretária municipal da Mulher, Luciana Picanço, faz um chamado à população. “Quero pedir seu apoio e te convidar para a segunda Caminhada do Meio-Dia, em alusão ao Dia Estadual do Combate ao Feminicídio. Será um momento em que juntos vamos pedir, chega, basta de violência. Vamos todos de branco para simbolizar a paz e a importância da busca dessa paz para as mulheres que sofrem violência. Vamos mostrar que Paranaguá é uma cidade que entende que a luta contra o feminicídio é de todos nós e que viver sem violência é um direito de toda mulher. Contamos com vocês”, convida.

Em Matinhos, a concentração será em frente à Casa da Cultura, na Rua Albano Muller, 111, também às 11h30. Já em Morretes, o ponto de encontro será na Praça Rocha Pombo, no mesmo horário.

Em Antonina, a caminhada também foi confirmada às 11h45, no Ginásio de Esportes.

Participação da comunidade

Homens, mulheres, crianças, autoridades, representantes da sociedade civil organizada e lideranças religiosas se reunirão em memória das vítimas de feminicídio em todo o Paraná, com a exibição de cartazes, balões e faixas, pedindo a conscientização da população na luta contra esse crime. A mobilização em massa visa demonstrar que a violência contra a mulher é um problema de toda a sociedade e que o combate a essa violência é uma responsabilidade coletiva.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *