Clécio Vidal deixa a Secretaria de Obras e irmão do prefeito de Matinhos assume


Por Marinna Prota Publicado 06/05/2021 às 11h53 Atualizado 16/02/2024 às 01h22

Na última semana a sede administrativa do município de Matinhos sofreu algumas alterações nas pastas das secretarias. Como já havia sido noticiado pelo JB Litoral, o secretário de Obras e Planejamento Urbano da cidade e vice-prefeito, Clécio Vidal, do MDB, e o prefeito José Carlos do Espirito Santo, o Zé da Ecler, do Podemos, estavam com divergências de opiniões há algum tempo. No dia 15 de abril, o Zé da Ecler exonerou o Clécio Vidal e, 11 dias depois, acatou o pedido de exoneração da secretária de Administração.

Na segunda-feira (3), o secretário de Obras exonerado postou um vídeo em sua página no Facebook falando sobre os motivos que o levaram sair. Além dele, Andressa Crefta Vidal, esposa de Clécio, da Secretaria de Administração, também pediu exoneração, que foi aceita pelo prefeito Zé da Ecler.

Em resposta aos comentários nas redes sociais, Clécio ressaltou que a “exoneração foi do cargo de secretário de Obras, e meu afastamento foi do setor do Urbanismo e da Administração diretamente, mas continuarei trabalhando e cumprindo todas as atribuições do cargo de vice-prefeito com todo meu empenho e da melhor forma possível e da mesma forma com que sempre tratei da minha empresa da qual tanto me orgulho”.

Substituição

Para o cargo de secretário de Obras e Planejamento Urbano, no lugar de Clécio, que é arquiteto formado, foi nomeado o irmão do prefeito, João Carlos do Espírito Santo, o João Gaúcho. Segundo informações da própria assessoria de imprensa da cidade, ele está a frente da pasta desde a exoneração do vice-prefeito.

“Está em Matinhos há 31 anos. Fora da vida política, sempre atuou na área de construção civil em nossa cidade. Foi titular da Secretaria de Obras em gestões anteriores por 6 anos e 8 meses, sendo um dos secretários que ficou mais tempo à frente da pasta”, disse em nota a prefeitura.

Um levantamento feito pelo JB Litoral junto ao Portal Lei Municipais mostrou que o irmão do prefeito vem exercendo cargos desde a gestão do ex-prefeito Francisco Carlim dos Santos, o Xiquinho. Em 2005 ele foi Diretor de Divisão da então Secretaria de Obras e Urbanismo, conforme mostra o Decreto 398/05.

Na primeira gestão do ex-prefeito Eduardo Dalmora (PP),  ele exerceu o cargo de Chefe do Departamento Fundiário da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação, Assuntos Fundiários, Agriculta e Pesca, segundo o Decreto 371/2012 e, na segunda, a partir de 2013, assumiu a atual Secretaria de Obras e Planejamento Urbano, como mostra o Decreto 02/2013.