Com 15 anos, parnanguara conquista Campeonato Paranaense de Mountain Bike: “orgulho!”


Por Marinna Prota Publicado 31/08/2021 às 12h59 Atualizado 16/02/2024 às 11h50

Neste fim de semana a parnanguara Emily Ribeiro de Lima, 15 anos, levou o nome da cidade para o estado inteiro, depois de conquistar o primeiro lugar no Campeonato Paranaense de Mountain Bike (MTB XCC) e Copa Paraná de XCO. Disputando duas provas, na soma geral consegui levar a premiação pra casa. Para o pai dela, que também já foi campeão da competição e para mãe que acompanha a menina a cada passo a conquista é motivo de orgulho.

“Corri em Manoel Ribas, na categoria de 15 a 16 anos. Essa foi minha primeira prova na minha categoria com a minha idade. Teve duas etapas, uma sábado e outra domingo. A primeira de fiquei em primeiro lugar e no domingo fiquei em terceiro e dai peguei em gerais. Somando a pontuação eu peguei três troféus ainda”, disse Emily empolgada após a conquista.

Emily apresentou os troféus ao grupo amantes do Pedal. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral

Wellington Leandro Alves se emocionou ao falar da vitória da filha e sobre os três troféus conquistados. “No momento não tem nem explicação. Não acreditei muito no começo, a gente vê a menina nova né. Mas com o objetivo que ela tinha, desde o começo, hoje a gente vê desse jeito, já estou até perdendo para ela. Não dá mais para competir”, disse o pai.

“Coração fica a milhão né. É um orgulho ter os dois dentro de casa. Na parede só troféus e medalhas e ela está seguindo os passos do pai. Ela começou com 8 anos de idade, ganhou o primeiro troféu, o segundo, depois o terceiro e não parou mais. Começou a treinar e o pai começou a pegar um pouco mais pesado com ela nos treinos e agora está ai: Campeã Paranaense de Ciclismo”, revelou Regina Aparecida Ribeiro, mãe da jovem de 15 anos.

Incentivo ao esporte

Apoiada por empresas da região, Emily conseguiu ir longe nas disputas e segue se preparando para mais provas ainda este ano. Para ela, contar com o apoio do empresariado tem sido essencial. “Agradeço a Ecovia e a empresa Risco Zero que fornece o uniforme para a competição. Não é qualquer um que está aqui com 15 anos e tem troféu, tenho apoio em casa, dos amigos. Meus pais desde pequena quando comecei eles já começaram a me incentivar. Perder eu perco, fico com sorriso na orelha e não me importo. Estou me preparando para a última etapa do paranaense que vai ser em Toledo e a última na Praia do Rosa”, destacou.

Emily mostra a medalha que ganhou na última competição em Santa Catarina. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral

Ela também aproveitou para deixar um recado para quem quer começar a praticar o ciclismo. A modalidade, que atrai cada vez mais adeptos no litoral é vista além de uma prática esportiva por Emily e se enquadra em algo como um meio de obter qualidade de vida. “Eu falo para todos que encontro da minha idade ou até mais velhos. É bom para a saúde e não tem lado ruim. É bom ver os outros pedalar, tem muita gente em casa preso, jogando no celular”, finalizou.