Com pneus reciclados, homem produz caminhas para cachorro em Praia de Leste
Um morador de Praia de Leste, no litoral do Paraná, tem dedicado o tempo extra de um jeito diferente. Ele faz caminhas para cachorros com pneus reciclados. Pelas postagens nas redes sociais, o homem já entregou, só em 2021, aproximadamente 150 camas.
Ismael Gervazi Plantes, 52 anos, contou ao JB Litoral que começou a produção como brincadeira. A ideia era testar se os cachorros dele aceitariam os pneus.
“Fiz as caminhas para os meus quatro cachorros e vi que eles adoraram. Produzi mais algumas e doei. O povo gostou, não parei mais”.
Há três anos, Ismael tem a mesma rotina todos os dias: após o trabalho, na Câmara Municipal de Pontal do Paraná, ele sai em busca de pneus que sejam bons para serem reaproveitados.
“Passo nas borracharias e o pessoal doa os velhos. Escolho os melhores. Em casa eu corto os pneus, lavo, pinto com cores alegres e depois monto”.
O homem, que nasceu em Paranaguá, mas mora em Praia de Leste há mais de 20 anos, contou que produz em torno de 30 a 40 peças por semana.
“Sinceramente? Não tem coisa melhor. Deixo de pensar no mundo. Eu digo que comecei como uma brincadeira, mas ficou tão sério que agora me chamam de ‘Maeco das caminhas de cachorro’, e eu adoro”.
A confecção, para ele, é um hobby. “Um divertimento, uma terapia. Agora, com a pandemia, percebi até que tirou um pouco do meu luto”.
Desde 2018, quando iniciou a produção desse artigo para cachorro, Ismael quebrou os limites do litoral. “As pessoas já levaram para Guarapuava, São José dos Pinhais, Curitiba, Pinhais. Tem casinha que eu fiz prá todo lado”, disse orgulhoso.
Reciclagem criativa
Recentemente, o homem começou a fazer também para gatos. “Tem até com dois andares. E os gatos gostam, porque podem se esconder lá dentro”.
Para Ismael, esse foi um jeito criativo que ele encontrou para reciclar o pneu.
“E eu reaproveito tudo. A própria borracha que corto de cima do pneu, vai no fundo. Nada vai para o lixo. Pelo menos assim, o pneu não fica no meio ambiente”.
Sempre de graça
Depois de prontas, elas são sempre doadas. Ismael disse que muita gente tenta pagar por elas, mas ele não aceita. “Eu poderia até ganhar dinheiro com isso, mas não é o meu objetivo. Ao invés de ganhar, invisto dinheiro”.
Como não cobra nada pelo trabalho, a única regra é que as pessoas busquem na casa dele. E quando posta, não demora muito até que tudo seja doado.
“Sempre que eu termino, posto no Facebook que tenho tantas caminhas para doar. Quem quiser, busca. Depois, se me mandam foto dos cachorrinhos usando, eu posto também, porque me sinto muito feliz de ver os bichos nelas”.
Apesar de trabalhar na Câmara Municipal de Pontal do Paraná, Ismael reforça que a confecção das peças não tem nenhuma ligação política. “Nada mesmo. Não tenho sequer envolvimento com protetores de animais. Faço tudo sozinho mesmo”.
Os interessados pelas peças confeccionadas pelo Ismael têm que ficar de olho no Facebook, onde é fácil encontrar a página, buscando pelo nome completo dele: Ismael Gervazi Plantes. É por lá que ele costuma avisar quando estão prontas para serem buscadas.