Com previsão de conclusão nos próximos meses, pavimentação leva qualidade de vida para moradores de Guaraqueçaba


Por Amanda Batista Publicado 06/07/2023 às 18h20 Atualizado 18/02/2024 às 16h05

Com a conclusão prevista para outubro deste ano, a pavimentação abrange cerca de 2.500 metros quadrados de vias públicas da comunidade de Tagaçaba de Baixo, em Guaraqueçaba. A execução da obra é fruto de um investimento de R$ 250 mil, realizado com recursos próprios do município.

A pavimentação, que segue pela rua Caetés até a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Tagaçaba, utiliza paver intertravado, um tipo de piso feito com blocos de concreto pré-fabricados, assentados sobre uma camada de areia e travados entre si por contenção lateral e por atrito entre as peças.

A secretária de Planejamento e Projetos, Patricia Gonzalez da Fonseca, conta que Tagaçaba é o maior distrito de Guaraqueçaba e possui uma relevância significativa no município, abrigando diversos equipamentos públicos, comércios, mercados e serviços.

Essa pavimentação é de extrema importância para facilitar o acesso à Unidade Básica de Saúde, à Escola Estadual Porto da Linha, à Escola Municipal Salim do Carmo e ao Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), que recebe moradores de nove comunidades da região”, afirma.

A prefeita Lilian Ramos (PODE) ressalta a necessidade de promover o desenvolvimento da comunidade, levando em consideração as enchentes que ocorrem na área. Ela afirma que a gestão estuda a possibilidade de avançar com a pavimentação em outras ruas para melhorar a infraestrutura de Tagaçaba.

A conclusão desta obra trará não apenas uma melhoria nas condições das ruas, mas também elevará a qualidade de vida dos moradores, proporcionando um ambiente mais limpo, seguro e facilitando o deslocamento de pessoas e mercadorias mesmo em épocas chuvosas, em que é comum ocorrer enchentes”, explica Lilian.

A pavimentação é um sonho para os moradores da comunidade há pelo menos 50 anos, é o que conta o morador Miguel Abalém, que nasceu e cresceu na comunidade e nunca imaginou que aos 53 anos veria as ruas calçadas.

Ao longo dos meus anos de vida, o calçamento sempre foi cogitado, o pessoal fazia promessas, mas nunca saiu do papel até a atual gestão. Com certeza ele vai fazer a diferença na vida da gente, mas principalmente das novas gerações que vão crescer com ruas de qualidade e não vão precisar enfrentar os problemas da falta de calçamento”, conclui o morador.

Pavimentação abrange 2.500 metros quadrados e se estende por área central da comunidade. Foto: Rafael Pinheiro/ JB Litoral.