Começa nesta quinta-feira (12) castração de cães e gatos em Matinhos; saiba como inscrever seu pet


Por Amanda Batista Publicado 11/10/2023 às 15h08 Atualizado 19/02/2024 às 01h58
É necessário fazer um cadastro prévio para participar. Foto: Arquivo JB Litoral.

Nesta quinta-feira (12), Matinhos dará início às atividades do “Castramóvel”, que fará a castração gratuita de cães e gatos domésticos e de rua em diversos pontos da cidade.

Nos dois primeiros dias, a iniciativa será realizada na Praça Central, localizada na avenida Maringá, das 8h às 17h. Já na sexta (14), acontecerá na rua Doutor Cerqueira Lima, em frente ao mercado Quintetto.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Sérgio Cioli, Matinhos enfrenta um problema sério de aumento de cães e gatos abandonados nas ruas da cidade, e o problema é intensificado na temporada, quando muitos se perdem dos seus donos ou fogem de casa.

A superpopulação de cães e gatos de rua aumenta o risco de transmissão de doenças, tanto entre eles quanto para os seres humanos”, explica ao JB Litoral. “Na temporada, esse problema é ainda maior, porque muitos fogem e se perdem, o que aumenta o número de animais nas praias, nas vias públicas, e acaba incomodando os turistas”, afirma.

Cadastro na iniciativa

Para participar da iniciativa, o tutor deve comparecer à Secretaria de Meio Ambiente e fazer o cadastro do animal. A fim de garantir a segurança da cirurgia, apenas os cães e gatos de 0 a 8 anos de idade, que estejam em boas condições de saúde e que foram cadastrados na Secretaria, farão a cirurgia ao longo dos próximos três dias.

O cadastramento de animais é por meio do CadÚnico. Realizamos uma avaliação para sabermos se o animal está em condições de fazer a cirurgia, além de uma visita técnica aos tutores para constatarmos a renda da família, já que o serviço é voltado para os pets da população carente e animais de rua”, afirma Cioli.

Agenda do Castramóvel

Além desta semana, o Castramóvel também fará procedimentos nos dias 25, 26 e 27 deste mês. O serviço ainda será disponibilizado nos meses de novembro e março de 2024, mas a secretaria ainda não definiu o cronograma, que dependerá da adesão dos moradores.

Esperamos atender 200 animais por dia, ou seja, 600 cães e gatos nesta semana e 1.200 ao final do mês. Para isso, contamos com a colaboração dos moradores, para que cadastrem seus animais. Assim, poderemos evitar a superpopulação e incentivar a adoção dos animais de rua castrados”, complementa.

Atendimento veterinário

O serviço incluirá acompanhamento veterinário pós-cirúrgico, com a administração de medicamentos antimicrobianos e analgésicos, realização de curativos, retirada de pontos e/ou suturas quando necessário, e aplicação de vacina antirrábica.

Mais informações podem ser obtidas pelos números (41) 99654-5687 e 0800 3971 600.