Começa nesta sexta a Festa de Nossa Senhora do Pilar, em Antonina; veja programação


Por Diogo Monteiro Publicado 06/08/2021 às 18h15 Atualizado 16/02/2024 às 09h28

O Santuário de Nossa Senhora do Pilar, em Antonina, iniciou a celebração da festa da padroeira da cidade capelista. Até o dia 15 de agosto, a Igreja Matriz irá receber os fiéis em duas celebrações diárias.
A primeira será a tradicional Missa das Penitências, conduzida às 6h da manhã. Já no período da noite, será realizada às 19h30, o tradicional Terço Mariano e, em seguida, a celebração da Santa Missa, que encerra o dia religioso.

Programação de fé e devoção

A abertura da festividade acontece nesta sexta-feira (6), com uma procissão saindo da Balança, que fica no KM 5, sentido ao Santuário de Nossa Senhora do Pilar. No domingo (8), às 15h, será realizada a “Procissão Motorizada” nos bairros da cidade.

Já no dia da padroeira, no domingo (15), haverá uma “Alvorada Religiosa”, às 6h da manhã e, em seguida, a Santa Missa, que iniciará às 07h30. Outra celebração especial será preparada às 10h, presidida por Dom Edmar Peron, Bispo da Diocese de Paranaguá, que também conduz eclesiasticamente a Santa Igreja na região de Antonina. Para encerrar as atividades religiosas, às 15h, ocorrerá a tradicional procissão pelas ruas do Centro Histórico da cidade.

Bolo de Nossa Senhora do Pilar e confissão

Foto: Divulgação Facebook

Ainda seguindo os protocolos de combate ao coronavírus, as atividades sociais foram suspensas. Porém, a venda do bolo de Nossa Senhora do Pilar será promovida no dia da festa (15), a partir das 8h da manhã. Aos devotos que queiram se confessar durante as comemorações, todos os dias, os padres estarão atendendo os fiéis para a Santa Confissão.

Igreja Histórica – A tricentenária Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar da Graciosa constitui um marco fundamental para a história de Antonina: a fundação da freguesia, em 1719. A capela original atendia aos anseios de moradores, que rendiam suas orações à sua santa protetora e foi construída em uma bela colina, às margens da baía, de onde se tem uma vista privilegiada da cidade e de sua exuberante riqueza natural. Tombada pelo Patrimônio Histórico do Paraná, em 1999, a tradicional Igreja de Nossa Senhora do Pilar foi elevava à condição de Santuário pela Diocese de Paranaguá, em 15 de agosto de 2012, dia da padroeira na cidade.