Começa pavimentação em estrada onde fica o ‘Caminho das Ostras’, em Guaratuba


Por Flávia Barros Publicado 26/05/2023 às 19h11 Atualizado 18/02/2024 às 12h25

Placa instalada e maquinário chegando. “Pavimentação em trecho da Estrada do Cabaraquara”, é o que diz a estrutura afixada na comunidade do Cabaraquara, em Guaratuba, na última segunda-feira (22). O prefeito Roberto Justus acompanhou o início das obras de pavimentação na via conhecida como “Caminho das ostras”. O serviço compreende a pavimentação em paver do trecho de 1,058 km, cuja conclusão está prevista para 22 de outubro deste ano, portanto antes do início da temporada.

Verba federal

De acordo com a prefeitura, o recurso para pavimentação veio de um repasse federal de R$ 1 milhão do Ministério do Desenvolvimento Regional, destinado ao município por meio de emenda parlamentar.  

Obras começaram na segunda-feira (22) e devem ser finalizadas em cinco meses. Foto: Prefeitura de Guaratuba

Comunidade feliz

No Caminho das Ostras, localizado na comunidade do Cabaraquara (acesso pela estrada ao lado do Ferry), vários restaurantes servem o molusco em meio à Mata Atlântica e com vista para a baía. O maricultor, integrante da Associação Guaratubana de Maricultores (Aguamar) e proprietário do restaurante Ostra Viva, Hamilton Kirchner, a falta de pavimentação era o maior problema da região.

Com as chuvas a estrada ficava bem esburacada e com pedras aparecendo. Esse é o nosso maior problema, pois os clientes sempre nos questionavam se a estrada estava boa e se era possível chegar com seus carros”, disse Hamilton, ao JB Litoral.  

Ao saber que a pavimentação ficará pronta antes da temporada, o maricultor foi além.

É importante não só para a temporada, mas para o futuro de todos os restaurantes e a certeza de que dias melhores virão, com mais prosperidade e estabilidade para todos. Essa é a nossa maior vitória nos últimos 30 anos”, finalizou o primeiro a começar a cultivar ostras na comunidade, há mais de duas décadas.

Fama internacional

A ostra de Guaratuba ganhou fama internacional ao ser considerada por especialistas japoneses como a terceira melhor em sabor do mundo. Além da fama, a ostra nativa da baía de Guaratuba está em processo de Indicação Geográfica (IG), que é um selo conferido à produtos característicos do seu local de origem e que apresentam uma qualidade única em função de seus recursos naturais, conforme já noticiou o JB Litoral.

A Indicação Geográfica no caso da ostra de Guaratuba leva em consideração a área de preservação em que a produção está inserida e a qualidade da água da baía de Guaratuba que conferem a ela um sabor mais adocicado e uma textura diferenciada.