Comerciantes são chamados a atuar na prevenção a dengue em Paranaguá


Por Redação JB Litoral Publicado 23/04/2021 às 16h52 Atualizado 16/02/2024 às 00h14

Por Marinna Protasiewytch com informações da Prefeitura de Paranaguá

Segundo o último boletim epidemiológico publicado pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA), Paranaguá é a segunda cidade com mais casos confirmados de dengue, com 1.741, atrás apenas de Londrina, que registrou 2.038. Com o avanço da doença, a prefeitura de Paranaguá busca reforços para prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypt.

A Resolução n.º 0029/2011 da Secretaria de Estado da Saúde traz informações sobre a Norma Técnica de Prevenção à Proliferação. No documento aparecem instruções para proprietários de estabelecimentos comerciais ou industriais, sejam eles de grande, médio ou pequeno porte, para ajudar na prevenção contra a dengue. Os proprietários ou responsáveis por estabelecimentos públicos ou privados, comerciais ou industriais, citados na Norma Técnica, são obrigados a apresentar um Plano de Gerenciamento para Prevenção e Controle da Dengue (PGPCD) quando solicitado pela autoridade sanitária local.

O objetivo é estabelecer critérios para o combate, controle e monitoramento do agente transmissor da dengue, a fim de garantir as condições de saúde e qualidade de vida da população. A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância em Saúde verificará os estabelecimentos para verificação quanto a implantação do plano de gerenciamento.