Conhecimento e jogos interativos são apresentados na Semana do Meio Ambiente, em Paranaguá


Por Diogo Monteiro Publicado 21/06/2022 às 11h07 Atualizado 17/02/2024 às 11h02

Começou nesta segunda-feira (20), e segue até a próxima sexta-feira (25), a 15ª Edição da Semana do Meio Ambiente de Paranaguá. O evento que precisou ser paralisado por dois anos, por conta da pandemia da Covid-19, retornou com diversas atividades, apresentando para a população o trabalho da secretaria do Meio Ambiente e das empresas portuárias, que também realizam ações que ajudam a preservar a fauna e a flora do litoral paranaense.

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio do curso de Ciência Biológicas, também está participando da feira e levou para a semana do meio ambiente o conhecimento da vida marinha do litoral. É o que explica a professora Ana Maria Nievas. “Nós trouxemos para esta semana toda a nossa coleção biológica da universidade, desde a coleção botânica até exemplares da fauna como aves, invertebrados, crustáceos e animais vertebrados, que são aqui do nosso litoral. Então, acaba se tornando uma oportunidade para os visitantes entrarem em contato com essas espécies e nossos alunos passarem o conhecimento para cada pessoa que visitar nosso estande”, disse.

Alunos do curso de Ciências Biológicas da Unespar ao lado da professora Ana Maria Nievas. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral

Além de expor os materiais taxidermizados (empalhados), jogos educativos também foram preparados para que as crianças possam interagir com a exposição e aumentar o conhecimento sobre a fauna e a flora da região litorânea. “Nós preparamos jogos didáticos, voltados para a educação básica, para que os visitantes possam interagir com o nosso trabalho, tratando sobre a sustentabilidade, uso correto dos recursos naturais e outras atividades que levantam a bandeira da sustentabilidade”, finalizou.

A Cavalca Administração Portuária (CAP) também está participando da Semana do Meio Ambiente. Em seu estande é possível conhecer o trabalho da empresa que oferece a seus clientes uma imponente estrutura de armazenagem com capacidade de 145 mil toneladas distribuídas em dois terminais, construídos em Paranaguá. Caio Felipe de Félix é Auxiliar Administrativo e apresentou a CAP, destacando o trabalho da empresa e a responsabilidade e cuidado com o meio ambiente na Cidade Mãe do Paraná. “A CAP atua no porto de Paranaguá com dois armazéns na área portuária e estamos engajados no projeto ambiental. Nós realizamos a destinação correta dos materiais recicláveis e acompanhamos em tempo real o monitoramento da poluição do ar e, também, a falcoaria, para afugentar animais, reduzindo o risco à saúde humana. Dentro desse projeto, temos a limpeza e conservação do patrimônio histórico, onde trabalhamos na limpeza da praça na descida da igreja de São Francisco das Chagas”, destacou.

Equipe da CAP Administração Portuária apresenta o dia a dia da empresa e suas responsabilidades ambientais. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral

Durante a visita ao estande, os profissionais apresentam a empresa e, ainda, aproveitam para realizar um jogo de coleta seletiva, onde o visitante precisa destinar corretamente cada material em sua lixeira, reforçando a importância do descarte correto do lixo. “Além de conhecer a nossa empresa, quem vier visitar o nosso espaço poderá brincar com um jogo de tiro ao alvo, onde o participante deverá acertar as latas de lixo com o material correto, destinando lixo doméstico no lugar correto, assim como materiais recicláveis, criando essa ideia do descarte correto e sustentável do lixo”, finalizou.

A feira acontece até a próxima sexta-feira (20), com abertura às 8hrs e atividades até às 18h. A Semana do Meio Ambiente acontece na Arena Albertina Salmon, na Ponta do Cajú, em Paranaguá.