Conselho Cultural de Paranaguá tem artista musical como novo representante
Por Marinna Protasiewytch
A prefeitura de Paranaguá tem, a partir da última semana, um novo integrante do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Durante a reunião online, realizada para a eleição desse novo representante, o músico Kauã Zini foi o mais votado e, agora, assume uma cadeira no conselho.
“Sabendo das dificuldades, presente e atuante no setor, coloquei meu nome à disposição para votação e pleitear a cadeira que representa a música neste conselho. Ressalto que a função não tem remuneração alguma. De alguns anos pra cá, lutamos constantemente por melhorias, tivemos resultados satisfatórios, agora, conseguimos dar um passo maior e definitivamente ter voz formalizada como sociedade civil”, disse o novo conselheiro.
Kauã Zini é parnanguara e atua constantemente na área, além de estar envolvido em diversas articulações representando a classe mediante ao Poder Público. Com o período de pandemia, fechamento de estabelecimentos e o impacto sobre o setor de eventos, a classe dos artistas e, principalmente, dos músicos, tem sofrido com a incerteza do retorno e a deficiência de políticas de recuperação econômica.
“Agora é continuar lutando pela revisão de leis que dificultam nosso campo de trabalho, assegurar nossas demandas no plano diretor do município e fortalecer os mecanismos existentes. Maximizar, também, a economia do setor, em parcerias executadas pelo Poder Público, que é o que me motivou para concorrer nesta eleição”, garantiu.
Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, a eleição de novos representantes do setor no conselho “é a forma do poder público ouvir as demandas dos trabalhadores fazedores de cultura do município, fazendo com que a gestão possa, dentro da legalidade e das possibilidades de suas atribuições, atender a comunidade. Sempre primamos pelo diálogo e pela gestão participativa de todos os segmentos”.
O que é o Conselho
O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) foi criado por meio da Lei nº 3709/2018. Ele funciona como um órgão colegiado deliberativo, consultivo e normativo, integrante da estrutura básica da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Os integrantes do CMPC são representantes do poder público e da sociedade civil. O conselho possui um caráter permanente no Sistema Municipal de Cultura (SMC).
Ações da Secretaria de Cultura e Turismo
Com o setor cultural amplamente impactado pelas nuances da pandemia, a Secretaria de Cultura e Turismo tem atuado junto com a sociedade civil atendendo demandas desse setor. Desde o início da situação emergencial, a Secultur procura desenvolver projetos e ações para atender aqueles envolvidos com a área de eventos, uma das mais impactadas pelas medidas de prevenção ao novo coronavírus, prejudicados com cancelamentos de shows, festas e fechamento de espaços.
Desde então, foram realizados projetos como o “Em Casa”, com a apresentação musical por intermédio de lives de artistas do município, os Bailes de Fandango, as Oficinas Culturais e a operacionalização dos recursos da Lei Aldir Blanc. Além disso, há também o programa #CulturaNaRede, um edital para projetos digitais de conteúdo cultural, que teve a adesão de mais de 70 trabalhos inscritos em 2020 e foi reaberto para novas propostas em 2021, com inscrição totalmente digitais pelo site da prefeitura de Paranaguá.