Cordão de Girassol será distribuído para pessoas com deficiência oculta em Paranaguá


Por Amanda Batista Publicado 09/08/2023 às 14h17 Atualizado 18/02/2024 às 19h44

Nesta quarta-feira (9), o prefeito Marcelo Roque (PSD) sancionou a Lei nº 4.343 que reconhece o Cordão de Girassol como instrumento para identificação de pessoas com deficiência não visível em Paranaguá. O cordão é um símbolo reconhecido internacionalmente e agora faz parte das políticas públicas de inclusão do município.

Durante a assinatura da lei, o prefeito destacou que o Poder Executivo se responsabilizará pela distribuição dos cordões e falou sobre a importância de projetos voltados à inclusão.

Todas as iniciativas de proteção, bem-estar e melhor convívio social são sempre bem-vindas em Paranaguá”, disse o prefeito.

A nível federal, a lei que reconhece a importância do cordão girassol foi sancionada em julho de 2023. Foto: Agência Senado

Para o autor do Projeto de Lei, vereador Nilson Diniz (União), a agora lei municipal é uma forma de garantir solidariedade e compreensão para as pessoas que têm direitos negligenciados por não possuírem deficiências visíveis.

A lei que institui o cordão de girassol em nosso município é uma importante ferramenta de inclusão, em especial para aqueles que possuem uma deficiência invisível. Com o cordão, os órgão públicos poderão identificar aquele que necessita de prioridade no atendimento, mas que, pela natureza da deficiência, dificilmente recebem a atenção necessária. Meu gabinete já está em contato com a secretaria municipal de Inclusão planejando a campanha de divulgação dessa importante conquista“, falou Nilson Diniz, ao JB Litoral.

A iniciativa engloba pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), transtorno de ansiedade, Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), doenças crônicas, surdez, asma, limitações intelectuais, entre outros diagnósticos.

*Com informações da Prefeitura de Paranaguá