Corpo de Bombeiros tem 90 vagas para curso de Guarda-Vidas Civil Voluntário no Litoral


Por Luiza Rampelotti Publicado 04/10/2022 às 14h35 Atualizado 17/02/2024 às 18h37

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná anunciou, nesta terça-feira (4), a abertura da seleção ao curso de Guarda-Vidas Civil Voluntário, turmas 2022/2023. Para o Litoral do Paraná, são 100 vagas abertas, nas cidades de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Paranaguá (Ilha do Mel) e Morretes.

As inscrições estão abertas até o meio dia de 30 de outubro e o curso começa no dia 28 de novembro no Litoral. O encerramento do curso se dará a partir da 4ª semana de fevereiro.

Para participar, os candidatos devem possuir entre 18 e 50 anos; no mínimo, Ensino Médio completo até a data de início do curso (28/11); não possuir antecedentes criminais; não ter sido desligado do programa nos últimos três anos por cometimento de falta disciplinar, e estar em dia com as obrigações eleitorais.

O Edital nº 001 CGVC (clique aqui para ler) tem em vista a temporada de verão 2022/2023, quando milhares de turistas descem às praias do Litoral. Segundo o coronel do Quadro de Oficiais Bombeiros-Militares (QOBM) Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, comandante do Corpo de Bombeiros, o curso será realizado pelos Grupamentos de Bombeiros (GB) e Subgrupamentos de Bombeiros Independentes (SGBI).

São duas modalidades de treinamento: para Águas Abertas (praias do Litoral) e para Águas Interiores (Morretes, Paranavaí, Foz do Iguaçu e Umuarama). Para a capacitação sobre Águas Abertas, serão 120 horas de etapa de instrução, e 300 horas de estágio. Já para as Águas Interiores, serão 80 horas de instrução e 120 horas de estágio.

O curso será aplicado de segunda a sexta-feira, durante 8 horas por dia. Caso haja interesse, o candidato precisa se inscrever corretamente, depois fazer o Exame de Capacidade Física (ECAFI) e, por último, entregar os exames, documentos e efetuar a matrícula.

Como se inscrever?

As inscrições serão efetuadas pela internet, através deste link. O candidato deverá preencher o Formulário de Inscrição Eletrônico para o “Curso de Guarda-Vidas Civil”, escolhendo o local de interesse. Uma vez escolhido o local de realização do treinamento e a modalidade, e enviado o Formulário de Inscrição Eletrônico, não serão aceitas trocas por parte do candidato.

Cumpridas todas as exigências do Edital, a inscrição estará automaticamente deferida, e serão convocados os candidatos inscritos para a realização do Exame de Capacidade Física, que possuirá caráter classificatório e eliminatório. Para a realização do ECAFI, o candidato deverá apresentar atestado médico original, comprovando estar apto para a realização do teste físico.

Os candidatos da modalidade Águas Interiores (Morretes) também devem apresentar atestado dermatológico, comprovando estar apto para realização de teste em piscina.

Teste físico

Para cada modalidade, será um ECAFI. Para as Águas Abertas, haverá o “Teste de Explosão” – nadar em estilo livre 200 metros no menor tempo possível em ambiente de praia; “Teste de resistência (Aquathlon)” – correr 500 metros, nadar 500 metros e correr 500 metros no menor tempo possível em ambiente de praia. Tanto para o “Teste de Explosão”, quanto para o “Teste de resistência (Aquathlon)”, para que o tempo da execução do teste tenha um parâmetro mínimo, a prova será realizada por um bombeiro militar e o tempo limite da realização da prova será o tempo realizado pelo militar acrescido de 60%.

Para as Águas Interiores: “Teste de Explosão” – nadar em estilo livre 200 metros no menor tempo possível em piscina em no máximo 5 minutos; “Teste de resistência (Aquathlon)” – correr 500 metros, nadar 500 metros (em piscina) e correr 500 metros no menor tempo possível. Para o “Teste de resistência (Aquathlon)”, o tempo da execução do teste terá um parâmetro mínimo; a prova será realizada por um bombeiro militar e o tempo limite da realização da prova será o tempo realizado pelo militar acrescido de 60%.

Estágio

Além das horas de instrução no curso, os futuros Guarda-Vidas Civis terão, também, que realizar estágio – sendo 120 horas em serviço para a modalidade Águas Interiores e 300 horas para Águas Abertas. Esse serviço será realizado nos postos de Guarda-Vidas e/ou em viaturas de ronda do serviço de prevenção contra incidente em meio líquido nas diversas unidades do Corpo de Bombeiros do Paraná.

Para o estágio, os alunos receberão fardamento e uma ajuda de custo de R$ 100 por dia trabalhado na Operação Verão 2022/2023. Considera-se dia trabalhado o período de, no máximo, seis horas por dia durante o estágio.

Sem alojamentos

Vale destacar que o Corpo de Bombeiros não disponibilizará alojamentos, desta forma, os inscritos deverão residir e/ou ter condições de se deslocar ou alojar-se às suas próprias custas nos locais de execução da instrução e estágio.

Para receber o Certificado de Conclusão de Curso, o participante deverá cumprir todo o descrito no Projeto Pedagógico do Curso de Guarda-Vidas Civil Voluntário, a ser apresentado para os matriculados, no tocante a presença, notas e rendimento.