Crianças e jovens PCDs podem participar de aulas gratuitas de vôlei em Paranaguá


Por Redação Publicado 04/03/2023 às 17h47 Atualizado 18/02/2024 às 06h08

O projeto “ParaKids”, criado pela Associação de Vôlei Paralímpico do Litoral AVPL/SESPOR, visa promover atividades lúdicas e sem cunho competitivo para crianças e jovens entre 6 e 15 anos com deficiência. As aulas gratuitas de voleibol iniciarão na próxima segunda-feira (6), às 18h, no ginásio da Escola Municipal Profª. Eva Tereza Amarante Cavani, na modalidade Educação Especial, em Paranaguá.  

O secretário municipal de Esportes, Helton Ambrósio, fala sobre a importância de introduzir jovens e crianças PCDs no mundo do esporte sem a pressão das disputas competitivas. “É imprescindível que a gente garanta que nossas crianças portadoras de deficiência se sintam parte do mundo esportivo. Mesmo sem cunho competitivo, nossos pequenos vão contar com novos conhecimentos, vão interagir com outras crianças, e o melhor de tudo, vão praticar esporte”, afirma.

O chefe da pasta ainda parabeniza a associação pelo empenho em promover a diversidade no vôlei e ressalta o compromisso da Prefeitura no fomento às atividades esportivas em todas as regiões do município.

A Associação está de parabéns pela iniciativa, assim como a Prefeitura, pelo forte investimento que está aplicando na cidade para que projetos como esse possam sair do papel e beneficiar uma grande parcela da nossa população”, acrescenta Helton.

O projeto é administrado pelos professores de Educação Física, Luciano Cezar e Shirley Marodim Marques, e também conta com a ajuda do paratleta Vitor Hugo, da seleção Brasileira Paralímpica. Para a professora Shirley, o projeto tem o potencial de criar novos talentos paralímpicos.

Com a oferta da prática esportiva para crianças e adolescentes com deficiência física, o resultado futuro esperado pela AVPL é proporcionar condições técnicas e científicas para o desenvolvimento de futuros atletas, motivando a detecção de novos talentos paralímpicos“, diz.

De acordo com ela, a ação também visa as Paraolimpíadas Escolares, que ainda não têm uma equipe formada por atletas jovens no Estado. “Inicialmente desenvolveremos o projeto sem cunho competitivo, mas podemos sim evoluir para formação de novos paratletas visando as Paralimpíadas Escolares, por exemplo. A equipe AVPL está muito contente com o desenvolvimento do projeto e espera que muitas crianças e adolescentes participem”, reitera Shirley.

Para se inscrever, os interessados devem comparecer ao ginásio da Escola Eva Cavani e falar diretamente com a professora responsável. Dúvidas ou sugestões devem ser enviadas no WhatsApp do Alô SESPOR (41) 98465-6770.