Depois de 26 anos na elite do futebol paranaense, Rio Branco sofre rebaixamento


Por Redação com informações de Kaike Mello Publicado 17/02/2023 às 11h00 Atualizado 18/02/2024 às 05h04

Foi na tarde de quinta-feira (16) que o pior aconteceu para aqueles torcedores apaixonados pelo Rio Branco Sport Club. Após mais uma derrota no Campeonato Paranaense 2023, o Leão da Estradinha caiu para a 2ª divisão do torneio, que será disputada em 2024, depois de 26 anos consecutivos na 1ª divisão.

O Rio Branco perdeu de 0 a 2 para o São Joseense, no Estádio Municipal Cilmar Pedro Goerger, em São José dos Pinhais. O jogo marcou a 10ª rodada da 1ª fase do Paranaense, e a 8ª derrota do time parnanguara, que amarga apenas quatro pontos no torneio.

O presidente do clube, Alex Jacomel, deu uma entrevista emocionada ao fim da partida, assumindo a responsabilidade pelo rebaixamento. Ele, que ocupou a gestão do time em outubro de 2022, disse que irá batalhar para que até a conclusão de seu mandato, em outubro de 2025, o Rio Branco esteja “no lugar em que ele merece estar”.

Nós sabíamos da dificuldade que seria assumir o time com as dívidas de anos, com o estádio praticamente penhorado, sem recursos, tendo que tirar, às vezes, dinheiro do próprio bolso, porque acredito no projeto. Montamos uma equipe para jogar a Série A com jogadores ganhando salários a partir de R$ 1.800 para disputar esse campeonato. Colocamos jogadores de Paranaguá para disputar o campeonato profissional, acho que nunca vi antes esse número de jogadores da cidade inscritos. Assumimos o risco de forma consciente, sabendo que havia grandes chances de cairmos. Mas trabalhamos para que isso não acontecesse. Portanto, assumo toda a responsabilidade pelo rebaixamento e reafirmo que trabalharemos até o último dia do mandato para entregar aos torcedores uma gestão muito melhor do que quando assumimos, e colocaremos o Rio Branco na elite, que é onde ele merece estar e permanecer”, comentou Jacomel.

Clube centenário, o Leão da Estradinha é o único representante do Litoral no futebol do Estado; o time estava há 26 anos na elite do futebol paranaense. Foto: Divulgação

Paixão dos parnanguaras, o Leão da Estradinha completou 109 anos em outubro de 2022. Além de ser um clube centenário, ele é o terceiro mais antigo do futebol paranaense, atrás apenas do Coritiba e do Operário. Contudo, é o único representante do Litoral do Paraná no futebol profissional do Estado.

O treinador Norberto Lemos também concedeu entrevista ao final da partida de quinta-feira. “Eu me propus, a convite do presidente Jacomel, a trabalhar até a última rodada com esse time, e é isso que vamos fazer. Infelizmente, não foi possível manter o clube na Série A, mas trabalhamos e trabalharemos com as categorias de base para fortalecer a equipe e para o próximo ano disputar a Série B. Tenho contatos internacionais e em alguns Estados para trazer jogadores que venham a compor o elenco que precisaremos para o próximo ano”, disse.

Nas redes sociais, torcedores do Rio Branco pedem a demissão do técnico Norberto. Após o final do jogo de quinta-feira, a segurança no Estádio Nelson Medrado Dias, a Estradinha, em Paranaguá, foi reforçada pela Guarda Civil Municipal, visando garantir a integridade do espaço, bem como da diretoria do clube e atletas.

Técnico Norberto Lemos confirmou que fica no Rio Branco até a última rodada do Campeonato Paranaense. Foto: Divulgação

Confira o resultado das 10 rodadas que o Rio Branco disputou

1ª rodada – 14/01: Rio Branco 0x4 Athetico;

2ª rodada – 17/01: Maringá 2×0 Rio Branco;

3ª rodada – 22/01: Coritiba 1×0 Rio Branco;

4ª rodada – 25/01: Rio Branco 0x1 Aruko;

5ª rodada – 28/01: Rio Branco 0x1 Cascavel;

6ª rodada – 02/02: Londrina 1×1 Rio Branco;

7ª rodada – 05/02: Rio Branco 2×1 Foz do Iguaçu;

8ª rodada – 08/02: Operário 2×0 Rio Branco;

9ª rodada – 12/02: Rio Branco 0x3 Cianorte;

10ª rodada – 16/02: São Joseense 2×0 Rio Branco.