DNIT decreta emergência e recuperação do km 33, da BR-277, será feita sem licitação


Por Flávia Barros Publicado 30/03/2023 às 17h31 Atualizado 18/02/2024 às 08h04
Depois de definir o modelo de contenção a ser feito no trecho do km 33, DNIT decreta emergência para poder fazer contratação imediata de empresa que irá realizar as obras. Foto: DNIT

Após 23 dias do susto mais recente na BR-277, em Morretes, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou nesta quinta-feira (30), que uma empresa será contratada para fazer os reparos no km 33, onde surgiram fendas e afundamento da pavimentação, no último dia sete. O órgão federal havia divulgado na terça-feira (28), que as instalações de dreno profundo foram concluídas, estavam sendo feitos os serviços de escavações e, ainda, que modelo de contenção foi definido tecnicamente, sendo escolhido o modelo de reaterro em rocha e uso de solo grampeado para contenção. Na tarde desta quinta, a nova informação. Será publicado no Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira (31), a decretação de emergência para a realização de serviços no km 33, sentido Litoral, na BR-277.
A decretação é necessária em virtude da necessidade de contratação de empresa especializada em serviços de contenção de aterro em rocha e solo grampeado“, afirmou o DNIT, por meio de nota.
Com isso, fica dispensada a necessidade de um processo licitatório para a contratação da empresa. Detalhes sobre valores e prazos da obra não foram fornecidos.


ENQUANTO ISSO, NO KM 42…


Já a esperança de ver o trecho do km 42, também em Morretes, completamente liberado para o tráfego, ainda nesta sexta, foi suprimida. O próprio DNIT havia afirmado, na terça-feira (28), que havia a possiblidade de liberação da pista, primeiro local afetado por deslizamentos, em 27 de outubro do ano passado, nesta sexta. Mas, com a decretação de emergência, o empenho será para contratar a empresa para fazer os serviços no km 33.
A instalação de telas de alta resistência, no km 42, está em estágio avançado. A liberação total da pista será realizada após a recuperação do pavimento“, informou o órgão federal.