É de Paranaguá: Gustavinho, do Rio Branco, foi o artilheiro da Copa Mundo do Futsal


Por Luiza Rampelotti Publicado 26/05/2023 às 18h28 Atualizado 18/02/2024 às 12h24

A Copa Mundo do Futsal acabou na terça-feira (23), após nove dias de evento, com 38 jogos, e mais de 3 mil pessoas que passaram pela Arena Albertina Salmon, em Paranaguá. Apesar de a paixão parnanguara, o Rio Branco Futsal, não ter chegado à final, o clube fez com que a torcida vibrasse e acreditasse, até as quartas de final, num bom resultado.

Mesmo sem o título de campeão em mãos, o Rio Branco ostenta o artilheiro da competição: o atleta Luiz Gustavo Matoso, de 19 anos, que fez 11 gols em cinco jogos disputados pelo elenco na competição. Gustavinho, como é mais conhecido, é parnanguara e vestiu, pela primeira vez, a camisa alvirrubra.

Inclusive, ele também estreou na Copa Mundo do Futsal neste ano. Originalmente, Gustavinho joga pela Associação de Pais e Amigos do Futsal (APAF) desde os 11 anos, mas, para a Copa Mundo, a APAF, a Associação Monte Sião e o Rio Branco Futsal se uniram em prol de um bom desempenho.

Vivendo um sonho

O atleta parnanguara já é conhecido por seus bons resultados em quadra. Em 2017, quando a APAF venceu o Campeonato Paranaense de Futsal, ele também levou o título de artilheiro, aos 13 anos.

O jovem revela que jogar com a camisa do Rio Branco é uma experiência incrível. “A torcida é inexplicável”, disse. Foto: Maria Eduarda Soriani/JB Litoral

Agora, ele repetiu o feito em uma competição internacional, com 15 equipes de 10 países diferentes. “Estou até agora vivendo um sonho! Poder representar minha amada Paranaguá e contribuir de forma tão significativa para a equipe foi um marco que hoje caracterizo como uma grande realização na minha vida pessoal e profissional. Só tenho a agradecer a toda diretoria do Rio Branco Futsal, da APAF, Monte Sião e todos que acreditaram no meu potencial”, disse o artilheiro.

Ao JB Litoral, Gustavinho também falou sobre o sentimento de vestir a camisa alvirrubra pela primeira vez. “A torcida do Rio Branco é inexplicável; foi, praticamente, nosso sexto jogador. Eles fizeram uma festa linda na arquibancada e isso ajuda muito a gente, que está dentro de quadra jogando. Quero agradecer ao Rio Branco pela oportunidade e confiança. Honramos a camisa do começo do campeonato até cairmos, nas quartas; demos nosso máximo para passar de fase”, contou.

União que fez a diferença

Os atletas dos três times – APAF, Monte Sião e Rio Branco – treinaram juntos por cerca de duas semanas antes da estreia na Copa Mundo. O técnico do Rio Branco Futsal, Eder Bueno, classificou como fundamental a união entre as três equipes para o melhor desempenho do clube neste ano, em comparação com o ano passado, quando não passou da primeira fase da Copa Mundo.

A união entre as equipes foi determinante para conseguirmos subir esse degrau na escala de classificação. Não consigo imaginar algo melhor sem os três juntos”, disse ao JB Litoral.

Para a Copa Mundo, houve uma parceria entre Rio Branco Futsal, APAF e Monte Sião, que uniram esforços e equipe para terem um bom desempenho no campeonato. Foto: SESPOR/Paranaguá

Ele também falou sobre o desempenho de Gustavinho na quadra. “O mérito da conquista foi comemorado por todos nós. Me sinto lisonjeado por ter comandado ele, mas o resultado foi fruto do trabalho que ele vem desempenhando desde os 11 anos, do apoio da mãe dele, Neiva do Pilar Ferreira, que está presente sempre em todos os jogos, e da estrutura que a APAF oferece. Acredito que o Rio Branco veio para dar um pontapé que faltava para o Gustavinho aparecer nos níveis superiores, quem sabe uma Liga Nacional logo, logo”, disse.

Eder também avaliou que toda a equipe entendeu sua função, o que colaborou para que Gustavinho pudesse marcar os gols. “Nosso time entendeu e servia ao Gustavinho, que pôde fazer os gols. Isso foi fundamental, cada um compreender e preparar para o Gustavo marcar”, comentou.

Parceria duradoura

A parceria entre os três times veio para ficar. Eder afirmou que nos Jogos Abertos, o elenco continuará o mesmo da Copa Mundo do Fustal, com a participação de atletas da APAF, Monte Sião e Rio Branco Futsal.

Eder Bueno, mais conhecido como Gaúcho, é o técnico do Rio Branco Futsal e garante que a parceria entre Rio Branco, APAF e Monte Sião será duradoura. Foto: Maria Eduarda Soriani/JB Litoral

Essa parceria não foi só para o mundial, vamos continuar com ela e ter a Seleção de Paranaguá nos Jogos Abertos. Mas, para o ano que vem, nossas expectativas na Copa Mundo são ainda melhores”, disse.

O técnico também reforçou que, com a união das equipes, o nome de Paranaguá poderá chegar mais longe. “Se a gente entender o futsal como uma ferramenta de divulgação, é muito importante para a cidade que haja essa união, pois, assim, teremos perspectivas muito melhores”, concluiu.