É hoje (1º): seleção brasileira de futsal feminino enfrenta a Colômbia na Arena Albertina Salmon; entrada livre


Por Luiza Rampelotti Publicado 01/12/2023 às 17h16 Atualizado 19/02/2024 às 06h18

Nesta sexta-feira (1º), a seleção brasileira de futsal feminino enfrentará a Colômbia, na Arena Albertina Salmon, em Paranaguá, a partir das 18h15, com transmissão pela Sportv. A entrada é aberta para toda a comunidade. Já no domingo, as seleções tornarão a se enfrentar, no mesmo local, às 11h45, com transmissão pela Sportv e Band.

Os jogos se tratam de amistosos, e o técnico Wilson Sabóia convocou uma equipe de 14 atletas para representar o Brasil nesses confrontos, marcando o retorno da cidade Mãe do Paraná aos holofotes esportivos.

Brilhando no mundo e em casa

Entre as convocadas, uma atleta se destaca por sua ligação especial com Paranaguá. A ala Emilly Micaela Marcondes, parnanguara de 28 anos, tem se destacado continuamente no esporte e foi uma peça fundamental na conquista do Torneio Internacional de Futsal Feminino em maio deste ano. Ela é a única representante da seleção que, atualmente, não joga no Brasil, atuando pelo Burela, da Espanha.

Com uma jornada impressionante, Emilly começou sua jornada no futsal aos 11 anos, participando de campeonatos locais em Paranaguá. Sua habilidade a levou a treinar com o Telêmaco Borba aos 14 anos, marcando o início de uma carreira que a levou a clubes renomados como Estrela de Guarulhos, Unifor e São José.

Para mim, o futsal é uma profissão e faço dele minha fonte de sobrevivência, uma paixão. Amo estar trabalhando nessa área, me vejo no futsal ainda por muitos anos. É a minha vida hoje“, compartilha.

Projeção para Paranaguá

O secretário municipal de Esportes de Paranaguá, Helton Ambrosio, destaca a importância desses eventos para a cidade. “É uma honra receber seleções tão talentosas em Paranaguá. Estamos trabalhando arduamente para garantir que os atletas se sintam em casa e que os torcedores desfrutem de momentos inesquecíveis de futsal feminino de alta qualidade“, diz ao JB Litoral.

Ele enfatiza não apenas a relevância esportiva, mas também os impactos econômicos positivos que a vinda das atletas e a realização dos jogos de futsal feminino têm para a cidade. “Além do aspecto esportivo, a presença dessas atletas e a realização desses jogos representam uma injeção significativa na economia local. A movimentação gerada por eventos esportivos como esse é notável, envolvendo setores como hospedagem, alimentação, comércio local e entretenimento. Temos a oportunidade de mostrar para os visitantes a hospitalidade de Paranaguá, incentivando o turismo e fortalecendo nossa economia“, afirma Helton.

Ele também destaca a importância de eventos esportivos de alto nível para a projeção da cidade em âmbito nacional e internacional. “Paranaguá está se consolidando como um polo esportivo, e a escolha como sede desses jogos reforça nossa capacidade de realizar eventos de grande porte. Isso não só aumenta nossa visibilidade, mas também atrai investimentos e oportunidades para o desenvolvimento do esporte local”, avalia.

Ao finalizar, o secretário expressa sua gratidão pela oportunidade de sediar os jogos e recepcionar as equipes. “Queremos proporcionar uma experiência inesquecível para as atletas, com uma infraestrutura de qualidade e um ambiente propício para o alto rendimento esportivo. É importante destacar que só temos conseguido trazer esses eventos de alta proporção devido aos investimentos que o prefeito Marcelo Roque tem feito no esporte e, principalmente, em nossa estrutura esportiva. Estamos confiantes de que esses eventos contribuirão não apenas para o fortalecimento do esporte em Paranaguá, mas também para o crescimento econômico sustentável da nossa comunidade”, conclui.