Ensacadores lotam a Câmara de Paranaguá em apoio ao vereador Lindonei


Por Luiza Rampelotti Publicado 22/03/2022 às 15h34 Atualizado 17/02/2024 às 04h32

Desde fevereiro, Lindonei Santos (PTC), vereador de Paranaguá e presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias (Sindtrab), conhecido como Sindicato dos Ensacadores, tem visto seu nome ligado a diversas polêmicas envolvendo áudios vazados em aplicativos de mensagem.

Devido à situação, na edição 710 do jornal impresso do JB Litoral, que circulou nas bancas das sete cidades litorâneas de 7 a 13 de março, o vereador se desculpou com os moradores de Antonina, que também acabaram sendo vítimas, uma vez que os áudios continham citações ao povo capelense. Em sua retratação, Lindonei destacou que os áudios foram repassados, sem a devida autorização, por um membro que fazia parte do grupo privado de WhatsApp do Sindicato dos Ensacadores, que realizou as postagens para difamá-lo, com cunho político, de modo fortuito ou mal interpretado.

Segundo ele, as ofensas proferidas aos antoninenses ocorreram num momento impensado. “Foi um erro grotesco, que não passou de uma ação involuntária e impensada, me colocando à mercê de todo esse problema ocasionado já com segundas intenções, às quais somente as minhas falas vieram ao conhecimento do público, tendo eu me arrependido de tais atos”, disse.

Após a retratação pública, quando a situação já havia sido apaziguada, novos áudios foram vazados e, desta vez, além do vereador, uma senhora chamada Maria do Rocio Souza Ferreira, ensacadora há cinco anos, também foi envolvida involuntariamente. Ela era a pessoa citada nos áudios e conta que ficou surpresa ao descobrir que seu nome estava circulando nos grupos de WhatsApp.

Pedido de desculpas na tribuna


Eu estava fazendo diária na casa de uma mulher quando rolou esse áudio com meu nome. Fiquei sem jeito e muito triste porque não estava sabendo de nada. Não permiti nada disso, envolveram meu nome sem eu saber”, disse ao JB Litoral.

Diante disso, mais uma vez Lindonei decidiu se pronunciar e pedir desculpas à pessoa mais afetada: dona Maria. Desta vez, ele usou a tribuna da Câmara de Vereadores para o ato, que aconteceu nesta segunda-feira (21).

Na sessão, os sindicalizados do Sindtrab lotaram o plenário em apoio ao presidente e vereador. “Quero pedir desculpa pelo mal entendido que está acontecendo por conta de diversos áudios internos que foram vazados. A pessoa que vazou já está sendo processada, mas só foi divulgada a parte que ela quis, não o contexto inteiro”, começou sua fala.

Lindonei destacou que dona Maria, que também estava presente na Câmara, foi uma das pessoas mais atingidas com o vazamento dos áudios. “Ela não sabia, não merecia passar por isso. Tudo por causa de política, já que esse ano tem eleição no sindicato”, disse.

Foto: Diogo Monteiro/ JB Litoral

Como sempre falo: quem nunca errou, que atire a primeira pedra. De qualquer forma, quero pedir desculpas pelo conteúdo dos áudios, foi um mal entendido, pois eles todos estavam fora do contexto, sem sentido, sem a verdadeira história do começo ao fim”, completou o vereador.

Ainda durante seu pedido de desculpas, ele desceu da tribuna e foi ao encontro de dona Maria para lhe entregar um buquê de flores. Segundo ele, a homenagem se estende também a todas as mulheres parnanguaras e, especialmente, àquelas que fazem parte do sindicato – cerca de 300 ativas atualmente.

Fiquei muito feliz com o pedido de desculpas do Lindonei, todo mundo viu, foi muito bom. Estava bem mal com isso, agora acabou tudo, já fiquei aliviada”, finalizou dona Maria.

Sindicalizados do Sindtrab estiveram presentes durante a sessão desta segunda-feira (21). Foto: Sindtrab