Escolas de Pontal do Paraná recebem Botão do Pânico para reforçar a segurança dos alunos


Por Luiza Rampelotti Publicado 22/06/2023 às 16h23 Atualizado 18/02/2024 às 14h56

Na segunda-feira (19), um homem de 21 anos entrou armado e matou dois jovens em um colégio estadual de Cambé (PR); ele foi preso imediatamente e, no dia seguinte, foi encontrado morto em sua cela, na Casa de Custódia de Londrina. Após a tragédia, na quarta (21), a Prefeitura de Pontal do Paraná anunciou uma importante medida para fortalecer a segurança nas escolas da cidade. A administração municipal instalou “Botões do Pânico” em todos os estabelecimentos de ensino, incluindo Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), escolas municipais, colégios estaduais e particulares.

Um total de 30 Botões do Pânico, equipados com sirenes, foram distribuídos estrategicamente nas instituições educacionais, visando garantir a proteção das crianças e profissionais que elas frequentam. Em seguida, a Prefeitura deverá realizar um treinamento abrangente para diretores, professores e funcionários, que está sendo desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) e forças de segurança, incluindo a Polícia Militar (PM), Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Civil do Paraná.

A iniciativa faz parte dos esforços contínuos da Prefeitura de Pontal do Paraná para promover a segurança nas escolas e CMEIs desde o mês de abril, após a tragédia no Centro de Educação Cantinho Bom Pastor, em Blumenau (SC), onde quatro crianças foram mortas por um homem que invadiu a escola. Naquela época, equipes da GCM intensificaram o patrulhamento nas áreas escolares, com a designação de agentes fixos para as unidades de ensino.

Os botões são equipados com sirene, visando garantir a proteção das crianças e profissionais que frequentam as instituições de ensino. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

Segundo o prefeito Rudisney Gimenes Filho, o Rudão Gimenes (MDB), as medidas têm como objetivo prevenir possíveis ataques ou situações de risco envolvendo os estudantes e profissionais da comunidade escolar.

Os Botões do Pânico são acompanhados por um treinamento direcionado aos diretores, professores e funcionários das instituições de ensino, que os orientará sobre como agir em situações reais de perigo. Também serão realizadas palestras de conscientização nas escolas, envolvendo as famílias dos alunos“, afirmou o prefeito.

Além disso, a Guarda Municipal disponibiliza um celular exclusivo com WhatsApp, destinado a atender às demandas do setor de educação. O número para contato é (41) 93500-8110. As informações recebidas são prontamente repassadas às viaturas em patrulhamento.

Com a implementação dos Botões do Pânico e o engajamento conjunto das autoridades municipais, forças de segurança e comunidade escolar, a Prefeitura de Pontal do Paraná destaca que busca reforçar seu compromisso em “garantir a segurança e bem-estar das crianças, estabelecendo um ambiente propício para a educação e o desenvolvimento educacional”.