“Escondida”, mas necessária: avança drenagem que faz parte da revitalização da orla de Matinhos  


Por Flávia Barros Publicado 04/08/2023 às 00h44 Atualizado 18/02/2024 às 19h12

Um problema histórico: a chuva, tão necessária para a vida, mas sempre vista com temor pelos moradores de Matinhos. Isso porque basta uma precipitação mais forte e lá vem os transtornos de sempre, como alagamentos e enchentes. Contudo, uma parte importante, porém menos falada, da tão aclamada revitalização é a realização das obras de drenagem, que estão sendo concretizadas sem receberem a mesma atenção dada ao alargamento da praia; às novas pistas de caminhada/ciclovia e; à instalação da nova iluminação, que embelezam a orla da cidade

Parte importante do projeto

Segundo o que Governo do Estado divulgou nesta quinta-feira (3), a nova infraestrutura de drenagem é mais robusta e melhor preparada para a contenção de alagamentos e cheias derivadas de fortes chuvas ou ressacas intensas. As intervenções fazem parte do pacote de revitalização urbanística da orla da cidade realizadas pelo Instituto Água e Terra (IAT), em parceria com o consórcio Sambaqui, grupo de empresas vencedor da licitação pública.

Todo o projeto está orçado em R$ 314,9 milhões, sendo 15,5% desse valor, R$ 49 milhões, apenas em ações de drenagem no município, que incluem o alargamento de um trecho de 1,5 quilômetro do canal da Avenida Paraná e a instalação de canaletas com tampas removíveis em 25 quilômetros de ruas da cidade.

Duas partes

O novo sistema, em fase de instalação, é composto por dois campos principais: micro e macrodrenagem. Ambas formam uma rede interconectada para transportar a água da chuva, de forma similar ao fluxo dos rios do Brasil, no qual a água passa por rios cada vez maiores até desaguar no mar. Dessa forma, quando a chuva cair na cidade, a água escorrerá para as canaletas de microdrenagem localizadas ao lado das ruas, próximas às calçadas, e de lá escoará para o sistema de macrodrenagem, composto por extensos canais sem tampa que conseguem transportar muito volume por grandes distâncias, como o canal do Rio Matinhos, o da Avenida Paraná e o da Avenida Juscelino Kubitschek. Depois de passar pela macrodrenagem, a água será lançada para o destino final: um dos corpos hídricos da cidade, como o mar, o Rio Matinhos ou os afluentes com o Rio Milome.

Dando um empurrãozinho

Para o gerente de Saneamento do IAT, Carlos Alberto Galerani, essa rede de intervenções artificiais é necessária por conta das características físicas da cidade. “O Litoral é uma região extremamente plana e com altos índices de chuva, o que faz com que o acúmulo de água seja alto na cidade, causando cheias e alagamentos. Por isso, estamos aplicando um sistema de drenagem que proporciona uma inclinação maior, para que a água consiga escoar com maior velocidade”, afirma.

Cronograma

Ainda de acordo com a atualização divulgada nesta quinta, foram concluídos 6,13% do novo sistema de microdrenagem, que terá 25 quilômetros das novas canaletas. A microdrenagem corresponde à maior parte dos investimentos em drenagem, com R$ 39,2 milhões e começou a ser incorporada em Matinhos no último mês de maio. As intervenções, até agora, estiveram concentradas na rua Ponta Grossa, avenida Atlântica (nos trechos entre as ruas Ponta Grossa e Antonina e entre as ruas Antonina e Ceciliano Tavares) e na rua Paranaguá.

Já com relação à macrodrenagem, as intervenções estão sendo realizadas desde junho do ano passado no canal da Avenida Paraná, no bairro do Tabuleiro, em Caiobá. Um trecho de 1,5 quilômetro do canal está sendo alargado para minimizar a quantidade de água que chega ao Rio Matinhos e, assim, reduzindo as cheias.

Iniciado há mais tempo, a parte de macrodrenagem já está 67% concluída, e prevê deixar o canal com sete metros de largura, em concreto formatado como um U (na base e nas laterais), aumentando a velocidade do escoamento e diminuindo o nível de alagamento. O investimento é de R$ 10 milhões.

Previsão

As obras de revitalização urbanística da Orla de Matinhos, que estão 80% concluídas, devem ser entregues à população até o segundo semestre de 2024.

As intervenções contemplam 6,3 quilômetros entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida.