Espetáculo “Procura-se uma estrela” chega em Paranaguá


Por Redação Publicado 09/08/2022 às 17h03 Atualizado 17/02/2024 às 14h51

Paranaguá será o palco do espetáculo “Procura-se uma estrela”, a peça fala sobre a doação de medula óssea usando a linguagem dos palhaços, bonecos e música ao vivo. Com três apresentações gratuitas no Teatro Municipal Raquel Costa, situado na rua XV de Novembro, n° 87, no Centro Histórico, a peça será apresentada pela primeira vez no dia 11 de agosto, às 20 horas. Já no dia 12, serão dois horários; às 15 horas e 20 horas.

O espetáculo foi criado com uma estrutura adaptável, o que permite apresentações em todo tipo de espaço, inclusive salões paroquiais e salas de aula. A arte virou ferramenta de saúde e cidadania”, diz o diretor, Adriano Esturilho, que entra em cena para fazer a música ao vivo.

A peça, realizada com o incentivo da Copel, foi criada atendendo o convite do Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o objetivo é estimular o cadastro de doadores de medula óssea. Ao inovar na forma de mobilizar, o espetáculo vem contribuindo para o aumento dos cadastros. Antes, a forma mais comum de buscar doadores era com panfletos informativos.

A equipe teatral reúne atores e diretores de importantes companhias, num feliz encontro entre o teatro de pesquisa da Processo Multiartes e a linguagem do teatro popular da Cia Filhos da Lua e da Cia dos Palhaços. Integram o espetáculo Renato Perré, fundador da Cia Teatro Filhos da Lua; Rafael Alípio, idealizador e cofundador da Cia dos Palhaços; e a cantora Carolina Maia, produtora e cofundadora da Processo, e que interpreta a Moça Emburrada há mais de 15 anos.

*Com informações da Assessoria de Imprensa