Estreante em concursos gastronômicos, restaurante de Pontal do Paraná foi premiado nas três categorias que escolheu os melhores pratos do Festival de Gastronomia Caiçara


Por Flávia Barros Publicado 05/08/2023 às 20h32 Atualizado 18/02/2024 às 19h20

Durante todo o mês de julho, Pontal do Paraná promoveu 3º Festival de Gastronomia Caiçara, com a participação de 29 restaurantes, distribuídos em todas as regiões da cidade, 53 pratos foram ofertados pelos estabelecimentos. Entre os participantes, nove apresentaram suas “obras primas” no dia 18 de julho, durante o concurso que escolheu os melhores nas categorias Petisco Caiçara, PF Caiçara e Cambira Tradicional. O resultado foi divulgado na última quinta-feira (3), durante solenidade que marcou o encerramento do festival deste ano.

Os campeões

Pela primeira vez, os vencedores do concurso em cada categoria receberam prêmios em dinheiro, no valor de R$ 1 mil (para os primeiros lugares), além de presentes ligados à cultura caiçara e um prato alusivo ao concurso, atestando a premiação e a qualidade dos estabelecimentos. Alguns estabelecimentos concorreram em mais de uma categoria, confira os melhores colocados:

Na Categoria Petisco Caiçara: 3º lugar Bamboo Bar & Cozinha (Balneário Monções) com o prato “Barqueta de Cambira”; 2º lugar Restaurante 277 (Praia de Leste) servindo “Cambira no Lanço”; 1º lugar Garage Food (Praia de Leste) com “Hamburguer de Cambira”.

Categoria PF Caiçara: 3º lugar Bamboo Bar & Cozinha (Monções) “Teppan de Cambira”; 2º lugar Simples Gastrobar (Praia de Leste) “Cambira à Moda Portuguesa”; 1º lugar Restaurante Caiçara da Néia (Pontal do Sul) “Cambira do Rancho”.

Categoria Cambira Tradicional: 2º lugar Simples Gastrobar (Praia de Leste) e 1º lugar Bamboo Bar & Cozinha (Monções).

Estreia brilhante

De baixo para cima: Cambira Tradicional (1º lugar), Barqueta de Cambira (3º lugar) e Teppan de Cambira (3º lugar).

Para o empresário Samuel Bach, a ideia de participar do 3º Festival de Gastronomia Caiçara de Pontal do Paraná surgiu assim que recebeu o convite, embora o carro-chefe do seu Bamboo Bar & Cozinha fosse a culinária oriental, sobretudo a japonesa. O estabelecimento, que completará um ano de abertura na Praia de Leste em novembro, foi o vencedor na categoria Cambira Tradicional e ficou em 3º lugar nas demais. Os três pratos criados especialmente para o festival pelo cheff da casa, Ítalo Fabrício, devem ficar disponíveis o ano inteiro, devido ao sucesso no evento. Em conversa com o JB Litoral, Samuel revelou que a ideia inicial era participar apenas de duas categorias.

Fomos buscar o conhecimento dos pratos, pois não produzíamos antes, não temos uma receita de família, ou uma receita que a gente já fazia. Então inscrevi o restaurante para as categorias de petisco e PF e, sem querer, também acabei me inscrevendo para concorrer ao de cambira tradicional”, conta o empresário.

Deu certo!

O “engano” só foi percebido ao ver a inscrição confirmada no site oficial do evento.

Já que estávamos inscritos, missão dada é missão cumprida. Estudamos a história do prato, buscamos os ingredientes que atendessem ao propósito, fizemos alguns clientes de cobaia (risos) e fomos. Foi uma surpresa muito gratificante ele ter sido escolhido como o melhor, pois não tínhamos experiência em fazê-lo, mas demos o nosso melhor e o retorno foi tão bom que provavelmente vamos mantê-lo no cardápio, junto aos demais que também ficaram bem classificados”, detalha Samuel.

O empresário, que começou o negócio apenas como delivery, há dois anos, em Matinhos, e apostou na mudança para Pontal, abrindo o estabelecimento com atendimento no local e ampliando o cardápio, também comemora o resultado do festival para o negócio.

O nosso movimento aumentou bastante e o pessoal já vinha interessado nos pratos divulgados pelo Festival. Logo no dia seguinte ao resultado era grande a procura pela cambira, mesmo já tendo encerrado o evento. Foi nossa primeira participação e já estamos pensando em outros pratos para participar novamente”, finaliza Samuel.

Com o sucesso do prato vencedor, o cheff Ítalo Fabrício já criou ao versão para duas pessoas:

Mais sólido a cada edição

Para o prefeito Rudisney Gimenes Filho, Rudão Gimenes (MDB), realizar o festival e outras ações que atraiam turistas e movimentem a economia da cidade, principalmente na baixa temporada, vem trazendo resultados, em conjunto com os comerciantes.

A cada festival aumentamos o número de participantes, melhoramos a criatividade e a qualidade dos pratos, fazendo Pontal se tornar referência gastronômica no litoral do Paraná. Quando há união da prefeitura com os comerciantes a parceria sempre é de sucesso”, afirma Rudão.

O festival foi realizado em período que coincide com as férias escolares e integrou uma agenda com mais de 20 eventos na cidade, somente em julho, maior parte ligada ao turismo.

Capital da Cambira

Entre os presentes na cerimônia que revelou os ganhadores do concurso e marcou o encerramento do festival, estava o deputado estadual Antônio Anibelli Neto (MDB), autor da Lei 21.221, de 6 de setembro de 2022. A lei concedeu a Pontal do Paraná o título de Capital Estadual da Cambira.

É uma alegria participar desde a primeira premiação do festival. Parabéns ao prefeito Rudão Gimenes e à vice-prefeita Patrícia, além de toda a equipe da administração que não mediu esforços para fazer este grande evento. Tenho muito orgulho de ser autor da Lei 21.221/2022 e já estou aguardando o 4° Festival do ano que vem”, afirma o deputado.

Desde e a segunda edição, no ano passado, o Festival de Gastronomia de Pontal também integra o Calendário de Eventos Turísticos Oficiais do Estado do Paraná. Importante na alimentação dos habitantes originários e pescadores de Pontal (depois de seco e defumado facilita a conservação) a cambira agora é servida aos turistas nos restaurantes o ano todo, tornando-se cada vez mais conhecida na cidade e no litoral do Paraná.