Falecimento do professor Jean Xavier deixa luto na comunidade de Paranaguá
Nesta quinta-feira (7), a comunidade educacional de Paranaguá recebeu com pesar a triste notícia do falecimento do estimado professor Jean Xavier, aos 56 anos. O educador, reconhecido por seu comprometimento e paixão pelo ensino da língua inglesa, estava internado no Hospital Sugisawa, em Curitiba, onde teve complicações após uma cirurgia no intestino, seguida por uma parada cardíaca que resultou em um infarto agudo. Jean lutava contra um câncer.
O velório do professor aconteceu na quinta-feira, das 16h30 às 21h, e continua nesta sexta-feira (8), das 7h às 10h, na Capela 4 do Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo, em Paranaguá, onde ele será sepultado.
Jean Xavier dedicou grande parte de sua carreira ao ensino da língua inglesa, contribuindo significativamente para a formação de alunos no Colégio Instituto de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha, onde lecionava atualmente. Sua paixão pela educação o levou a passar por diversas escolas públicas e particulares de Paranaguá ao longo dos anos.
Em outubro, o professor publicou um poema autoral em suas redes sociais, no qual expressava o amor pela educação:
“Sou Professor não apenas dos livros, das leituras.
e da escrita,
mas tambem do aprender junto com meus alunos.
Sou Professor,
Um Professor que cuida dos alunos, que os adora,
e o mais importante, que os compreende,
Entende seus pensamentos,
Suas razões,
Seus sentimentos,
E seus desejos e anseios.
Compreende suas diversidades,
Entende que eles possuem conhecimento, poder, interesses.
Sou Professor,
Um Professor que os ajuda a aprender,
Que os incentiva sempre,
Mostrando a importância dos valores na vida.
Sou Professor
E acredito que posso dar poderes a essa nova geração tão diversa.
Sou Professor.
Um Professor que pode mostrar a esses jovens um novo modo de ver, entender
e estar nesse mundo”.
Jean também estava atuando como cantor em bares da cidade. Além de sua contribuição profissional, ele deixa um legado de 30 anos de amor ao lado de sua esposa, Mônica Xavier, que expressou sua dor nas redes sociais: “Infelizmente hoje me despedi do meu grande e único amor, meu Jeanzinho, o maravilhoso marido, amigo, a melhor pessoa que conheci e convivi por 30 anos… Sempre será inesquecível“, publicou.
A notícia do falecimento reverberou nas redes sociais, com mais de 400 pessoas expressando suas condolências e compartilhando lembranças carinhosas do professor que foi querido por muitos. O JB Litoral lamenta a perda de um educador dedicado e envia suas mais sinceras condolências à família e amigos enlutados.