Festa da Nossa Senhora do Porto começa na próxima segunda (30) em Morretes


Por Diogo Monteiro Publicado 27/08/2021 às 15h15 Atualizado 16/02/2024 às 11h30
NOSSA SENHORA DO PORTO MORRETES

Começa na próxima segunda-feira (30) o novenário em louvor à Nossa Senhora do Porto, padroeira de Morretes. As celebrações serão realizadas durante 8 dias, com encerramento programado para a terça-feira (7). A festividade ocorrerá sempre as 19h30 na igreja matriz, que fica na Rua Coronel Modesto, Centro.

A programação religiosa do evento contará com Terço dos Homens no dia 30 e das Mulheres no dia 06 às 18h30, antecedendo a novena. Na terça-feira (7), haverá uma carreata pelas ruas do centro histórico logo após a última noite de novena, e para encerrar a os eventos prévios, ocorrerá uma queima de fogos. Na quarta-feira (8), o dia da padroeira começa com alvorada e terço às 06h, já às 10h30 será realizada a Missa Festiva e a abertura do ano Jubillar, comemorando os 210 anos da Paróquia. Às 15h tem encontro Mariano e por volta das 18h tem a coroação de Nossa Senhora do Porto.

Seguindo os protocolos de combate a pandemia, a comunidade informou através das redes sociais que seguirá as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde em relação ao distanciamento, a utilização do álcool em gel e também do uso da máscara facial. Para melhor acomodar os fiéis, uma tenda será instalada na área externa, com assentos e um telão que transmitirá as celebrações.

Os organizadores também prepararam um cardápio especial para esse novenário: todos os dias após a novena serão vendidos os tradicionais pastéis, no domingo (5) será realizada venda do pão da padroeira e no dia da festa, quarta-feira (8), será realizado a venda do bolo da padroeira. As entregas serão realizadas a partir das 09h30.

Foram convidados para celebrar as missas e novenas os padres Denildo Silva, Osvaldo Reginato, José Messias, Eliel Venâncio, Emerson Zella, além do Reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Padre Dirson, e do Bispo da Diocese de Paranaguá, Dom Edmar Peron.