Festa Nacional da Tainha em Paranaguá atrai mais de 50 mil pessoas e impulsiona economia local


Por Luiza Rampelotti Publicado 11/07/2023 às 16h25 Atualizado 18/02/2024 às 16h30

A 11ª edição da Festa Nacional da Tainha, em Paranaguá, conquistou corações e estômagos ao longo de 11 dias de celebração, de 29 de junho a 9 de julho. Organizado pela Prefeitura, o evento reuniu uma multidão de mais de 50 mil pessoas, proporcionando momentos inesquecíveis e deixando sua marca na economia local.

A festa foi inaugurada com uma grandiosa apresentação da dupla sertaneja renomada, Guilherme e Benuto, que levou milhares de pessoas para a festividade e incendiou o público com sua música contagiante. No entanto, o destaque inegável foi o comércio de tainhas, uma tradição enraizada na região, que registrou uma incrível comercialização de mais de 20 toneladas durante o evento.

O prefeito Marcelo Roque (PSD) destaca o papel fundamental das comunidades pesqueiras para o sucesso da Festa Nacional da Tainha e ressalta o impacto positivo que o evento teve na economia local. “As comunidades pesqueiras foram os verdadeiros protagonistas na conquista da Festa Nacional da Tainha. Além de trazerem consigo a tradicional culinária à base de tainha, essas comunidades são a essência de Paranaguá. A festa trouxe visibilidade e valorizou o trabalho dessas pessoas, contribuindo diretamente para fortalecer nossa economia e preservar nossas tradições“, diz.

Apresentação da dupla nacional Guilherme e Benuto levou milhares de pessoas à estrutura montada atrás da Arena Albertina Salmon. Foto: Prefeitura de Paranaguá

A organização do evento foi exaltada pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn. Ela enfatiza que a 11ª Festa Nacional da Tainha foi um sucesso absoluto graças ao comprometimento de toda a equipe envolvida.

Estamos extremamente felizes com os resultados desta edição. Trabalhamos incansavelmente para oferecer aos moradores e visitantes uma experiência memorável. Contamos com cerca de 30 atrações musicais de alta qualidade, além de uma programação cultural diversificada. O esforço de todos os envolvidos, a dedicação das equipes e o apoio da comunidade foram fundamentais para o sucesso deste evento, que celebrou a cultura, a gastronomia e a história de Paranaguá“, comenta.

Comunidades pesqueiras foram protagonistas

Foram cinco comunidades pesqueiras que participaram da festa e comandaram as 10 barracas que comercializaram a culinária à base da tainha no evento. O secretário municipal de Agricultura e Pesca, Antônio Ricardo dos Santos, fala sobre elas.

Parabéns às comunidades de Amparo, Ilha dos Valadares, Ponta do Caju, Vila Guarani e Ponta de Ubá. Essas comunidades desempenham um papel essencial na preservação da tradição pesqueira e na oferta de um pescado de qualidade incomparável. Sua participação ativa no evento fortaleceu não apenas a festa, mas também valorizou o trabalho e a cultura dessas comunidades, que são pilares fundamentais de nossa identidade local“, comenta.

Para a pescadora Vera Lúcia do Rosário Gonçalves, da comunidade de Ponta de Ubá, que comandou uma das 10 barracas de comercialização do pescado, a festa deixou um rastro de sabor e prosperidade. “As ruas foram preenchidas com sorrisos, os palcos vibraram com as músicas e os pratos foram repletos de sabores autênticos. Essa festa uniu pessoas de todas as idades e origens em uma demonstração espetacular do amor pela cultura e tradição de Paranaguá. Que venham as próximas edições, repletas de mais momentos inesquecíveis e um sabor irresistível de tainha”, finaliza.

*Com informações da Prefeitura de Paranaguá