Fórum de Turismo Religioso agitou o setor hoteleiro de Paranaguá e coloca a cidade no circuito de eventos do setor


Por Redação Publicado 19/03/2023 às 17h48 Atualizado 18/02/2024 às 07h18

De quarta (15) a sexta-feira (17), o Complexo Mega Rocio, em Paranaguá, sediou o 5º Fórum Estadual de Turismo Religioso, um evento de renome nacional que levou centenas de turistas à Cidade Mãe do Paraná. No Fórum, especialistas do Brasil e do exterior debateram as demandas e tendências do setor, enquanto artistas locais puderam expor e vender seus trabalhos na feira cultural.

Na abertura do evento, na quarta, a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, destacou o crescimento do segmento religioso e a importância de traçar estratégias que se adequem à procura. “O turismo religioso está em crescimento constante e discutir as demandas desse segmento é necessário para aumentar o fluxo de turistas em nossa cidade”, comenta.

Já o assessor da Governadoria e coordenador-geral do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso, Eliseu Rocha, conta que desde o início dos trabalhos, em 2020, o setor religioso tem se consolidado como um dos principais focos do Estado. “É muito importante realizarmos encontros como o Fórum, que já está em sua quinta edição, para traçarmos novas estratégias de atuação. Este é um evento consolidado no segmento do turismo religioso, onde vemos comunidades das religiões trabalhando juntas pelo desenvolvimento do setor de turismo”, afirma.

Dentre as atividades da quinta-feira (16), aconteceram palestras como, por exemplo, sobre a Rota da Fé do Paraná, que inclui o Caminho Iniciático de Santiago de Compostela e o Caminho das Igrejas Coloniais do Litoral do Paraná, ministrada pelo chefe do Departamento de Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura de Campo Mourão, Rubem Moyano.

Além das palestras, no segundo dia do Fórum, foram iniciadas as apresentações rápidas (pitchs) sobre rotas e edifícios que fazem parte do turismo religioso paranaense, como a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, o evento Marcha para Jesus, a Rota da Medalha Milagrosa, dentre outras atrações.

Na sexta-feira (17), foram exibidos pitchs do Caminho do Monge – Monge do Tenente, com o secretário de Administração e Finanças da Prefeitura de Campo do Tenente, Márcio Assad, e do Santuário da Divina Misericórdia de Curitiba, com o Padre Francisco Anchieta, além das apresentações de cases de sucesso, como a Igreja do Bonfim, na Bahia, e o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, no México.

A secretária de Turismo, Maria Plahtyn, fala sobre o impacto da visita dos palestrantes no desenvolvimento do turismo religioso de Paranaguá.

Para a gente, é gratificante estar no circuito de eventos turísticos do Paraná e receber pessoas de fora, palestrantes do México, de Salvador, Aparecida, pessoas que têm esse know how da área. O Fórum tem um grupo muito técnico que veio ensinar e aprender estratégias para desenvolver o circuito religioso de todo o Estado. Além do conhecimento, essas pessoas também movimentaram nossa economia, principalmente o setor hoteleiro. Então, o resultado foi muito positivo”, conclui a secretária.

Sobre o Fórum de Turismo

O turismo religioso é o terceiro mais atrativo do Paraná e encanta excursionistas com seus templos, rotas de peregrinação e tradições ligadas à fé. A fim de valorizar o patrimônio cultural do Paraná, aumentar o fluxo de visitantes e promover o crescimento da economia, o Fórum de Turismo surgiu da ideia de qualificar os diversos segmentos ligados à atividade.

O evento reúne profissionais de diversas áreas de atuação no segmento, entre destinos, iniciativa pública e privada, agentes de viagens e representantes de instituições religiosas diversas.

O Grupo de Trabalho de Turismo Religioso do Paraná é formado pela Secretaria de Estado do Turismo, Pastoral do Turismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Associação Inter-Religiosa de Educação (Assintec), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio), Sebrae-PR e Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV-PR). Atualmente, conta, também, com apoio das Instâncias de Governança do Estado, representantes de Rotas Turísticas Religiosas, TV Evangelizar, Associação dos Municípios do Paraná e da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná.