Frente Afro do Litoral promove evento para debater sobre luta contra o racismo em todo o país


Por Amanda Batista Publicado 06/05/2023 às 14h17 Atualizado 18/02/2024 às 10h48

Na última sexta-feira (5), a Frente Afro do Litoral (FAL) promoveu a Primeira Conferência Intermunicipal de Conselhos de Promoção da Igualdade Racial do Litoral, no Museu de Arqueologia e Etimologia da UFPR Campus Paranaguá, a fim de debater sobre os avanços e retrocessos da luta contra o racismo no Brasil.

Estiveram presentes no evento presidentes e conselheiros dos Conselhos Municipais de Promoção da Igualdade Racial de Curitiba, São José dos Pinhais, Matinhos, Pontal do Paraná, Almirante Tamandaré, Pinhais, Colombo, Piraí do Sul e diversos integrantes do movimento negro de Paranaguá. No Paraná, existem apenas 52 cidades com conselhos em pleno funcionamento.

Durante a reunião, o professor Sérgio Eduardo Menezes, membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, falou sobre os 13 anos da criação do Estatuto da Igualdade Racial, além dos avanços e retrocessos vividos pela comunidade negra na luta contra o racismo

Este foi o primeiro evento da FAL no pós-pandemia e é considerado uma grande retomada de ações na luta pela igualdade racial e na luta contra o racismo em nossa cidade, principalmente depois de anos em que a pauta foi negada pelo principal governante do Executivo, além da dificuldade que enfrentamos para dialogar com o ex-presidente Fundação Palmares, Sérgio Camargo”, explica o vice-presidente da FAL, Gerson Luis Augusto.

O vice-presidente ainda comenta que a expectativa para 2023 é estreitar laços com o Governo Federal e promover um grande evento no Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

O povo negro tem confiança na importância da luta contra o racismo para o novo Governo Federal. Então, esperamos realizar mais ações e promover um grande evento no dia 20 de novembro, que é feriado municipal aqui em Paranaguá”, conclui Luis.