Garrafas, plásticos e restos de fogos: quase 9 toneladas de lixo são retiradas das praias do Litoral


Por Redação Publicado 02/01/2026 às 14h59

Garrafas de vidro, copos e embalagens plásticas, latas de alumínio e hastes de fogos de artifício marcaram o rastro deixado pela virada do ano nas praias do Litoral do Paraná. Somente na manhã desta quinta-feira (1º), primeiro dia de 2026, quase 9 toneladas de lixo foram retiradas das faixas de areia em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba por equipes da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

20251223 – Limpeza da Areia – Sanepar 1891 (1)
Na atual temporada, iniciada em 19 de dezembro, o trabalho de limpeza já resultou na retirada de 75,6 toneladas de resíduos. Foto: divulgação/Sanepar

O volume recolhido — 8,8 toneladas — supera em três toneladas a média diária registrada nos primeiros dez dias da operação de limpeza realizada durante o Verão Maior Paraná. Ao todo, 181 trabalhadores, contratados temporariamente, atuaram desde as primeiras horas do dia para devolver condições adequadas de balneabilidade e conforto aos veranistas.

Segundo o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, a operação, realizada há mais de uma década, tem como foco a preservação ambiental e a conscientização da população. “O objetivo é dar o exemplo e incentivar o veranista a recolher o próprio lixo, contribuindo para a preservação do ambiente marinho e para praias mais limpas e seguras”, afirmou.

Emprego e renda

Na atual temporada, iniciada em 19 de dezembro, o trabalho de limpeza já resultou na retirada de 75,6 toneladas de resíduos, com atuação prevista até 23 de fevereiro. O material recolhido passa por triagem: os resíduos sem possibilidade de reaproveitamento recebem destinação ambientalmente adequada, enquanto os recicláveis são encaminhados à Associação de Coletores de Pontal do Paraná (Ancoresp).

Além de garantir a balneabilidade das praias, a ação também gera emprego e renda na região durante a alta temporada. A limpeza integra um pacote de R$ 25 milhões em investimentos da Sanepar no Litoral, que inclui reforço na infraestrutura, monitoramento em tempo real dos sistemas e iniciativas de inovação ambiental, como a instalação de uma ecobarreira em Matinhos para conter resíduos flutuantes antes que cheguem ao mar.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *