GCM de Pontal do Paraná inicia formação de novos guardas
Eles começaram o processo seletivo em julho do ano passado, com a prova escrita, seguida pelo teste de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e apresentação de exames médicos. Das primeiras etapas do concurso, 28 foram considerados aptos a ingressar na última fase do certame que irá selecionar os novos 15 guardas civis municipais de Pontal do Paraná: o Curso de Formação. Iniciado na última sexta-feira (5), dos 28 selecionados, 24 se apresentaram.
Parcerias
O Curso de Formação é uma parceria das GCMs de Pontal do Paraná e Paranaguá. Os alunos terão aulas no Corpo de Bombeiros de Pontal do Paraná e na Academia de Capacitação, Ensino e Formação da Guarda Civil Municipal de Paranaguá.
Segundo a secretária de Segurança Pública de Pontal, Any Messina, a última etapa, assim como as demais, também é eliminatória. “Nessa nova fase, que é eliminatória, teremos um prazo aproximado de seis meses. Nesse período os candidatos passarão por instruções que compreendem o exercício das atividades de Guarda Civil Municipal, além de práticas de cooperação, ética, cidadania, justiça e técnicas necessárias ao bom desempenho de suas atividades profissionais”, disse a Secretária.
Cadastro de reserva
Caso mais de 15 pessoas conclua a formação e sejam consideradas aptas, será formado um cadastro de reserva. Pontal do Paraná tem, atualmente, 20 guardas civis municipais; com os novos 15 a serem selecionados, representará um aumento de 75% no efetivo.
Armados
O Prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, que participou da solenidade de abertura do curso de formação, parabenizou todos os alunos por terem chegado nesta fase e ressaltou a importância de eles estarem reforçando a Guarda Municipal de Pontal do Paraná: “A formação de vocês será de conhecimento e também físico. A Guarda Municipal de Pontal do Paraná não tem somente uma função administrativa, de cuidar apenas do nosso patrimônio, mas tem a função também de cuidar da segurança pública de nossa cidade. Por isso nós armamos a GCM e precisamos de Guardas Municipais bem preparados”, afirmou o prefeito.
Abertura da formação
O evento que marcou o início do Curso de Formação contou com a presença do prefeito, Rudão Gimenes; a secretária de Segurança Pública, Any Messina; o comandante da GCM de Paranaguá, Leônidas Marques; o comandante da GCM de Pontal do Paraná, Giovane do Rosário; o sub-comandante da GCM de Pontal do Paraná e coordenador do Curso de Formação, Endrigo Giovanni Albini Comandulli; da Presidente da Comissão do Concurso Público da GCM de Pontal do Paraná, Lilian da Veiga Gabardo e; de toda Guarda Civil Municipal de Pontal do Paraná.