Guaraqueçaba decreta luto de três dias e suspende aulas na rede municipal após morte de Kameron


Por Flávia Barros Publicado 28/04/2023 às 00h40 Atualizado 18/02/2024 às 10h12

Uma cidade chocada com a morte de uma menina de apenas 11 anos, filha de uma professora da rede municipal de ensino. O corpo de Kameron Odila Gouvêa Osolinsck foi encontrado na tarde dessa quinta-feira (27), 24 horas após ela ter saído de casa para ir fazer um trabalho escolar na casa de uma amiga e não retornar.

A população da comunidade de Ipanema do Norte estava mobilizada nas buscas e aguardava a chegada de equipes especializadas que se deslocavam para Guaraqueçaba, quando um dos moradores encontrou o corpo da criança, em meio a um matagal. De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela equipe da Polícia Militar, após Kameron ser encontrada, os policiais se dirigiram à residência onde estava o padrasto da criança, Givanildo Rodrigues Maria, 33 anos, “tendo em vista que moradores locais que tiveram conhecimento da situação apresentavam comportamento agressivo, achando ser o padrasto o principal suspeito, assim abordamos o senhor Givanildo em casa e o conduzimos à delegacia de polícia civil de Antonina, a fim de preservar a sua integridade física”, descreve o Boletim de Ocorrência.

O documento também registra a revolta por parte dos moradores que foram até a casa onde estava o suposto suspeito. “Quando os moradores o viram dentro da viatura policial, houve xingamentos e demonstrações de agressividade com ferros e paus nas mãos”, relata o documento. Givanildo foi levado para a delegacia de Antonina, sem lesões aparentes. 

Revoltados com a morte da criança, moradores ameaçaram padrasto de Kameron, que foi levado para a delegacia de Antonina; criança saiu de casa na quarta (26) à tarde. Foto: Colaboração


COMOÇÃO


Após a localização do corpo, tristeza e consternação tomaram conta da cidade. A Prefeitura divulgou nota de pesar e decretou luto oficial por três dias, suspendendo as aulas na rede municipal. Agora elas só retornam na próxima terça-feira (2).

Nosso município segue em luto após a tragédia que ocorreu nas últimas horas. Essa é uma das piores ocorrências que já vieram a acontecer dentro de nosso município, uma vez que o índice de criminalidade é extremamente baixo e improvável diante da gravidade desta situação. Guaraqueçaba lamenta profundamente a morte dessa garota de 11 anos. Desejamos que Deus venha confortar e acolher cada um dos amigos e familiares que passam por esse momento tão difícil”, diz a nota.

As secretarias de Educação e de Assistência Social também se manifestaram em seus perfis no Facebook.

Guaraqueçaba deseja forças à família da pequena Kameron. Que todo e qualquer responsável pelo seu falecimento seja devidamente responsabilizado! Estaremos com a nossa equipe técnica totalmente à disposição para atender aos familiares e próximos a ela, e nos comprometemos a fazer o acompanhamento psicológico e social de toda a família”, descreve a publicação assinada pela secretária de Assistência Social, Anne Camargo.

Kameron tinha 11 anos e era aluna do 6º ano do ensino fundamental. Foto: Reprodução/Redes Sociais


O Núcleo Regional de Educação de Paranaguá também expressou pesar pela morte da estudante. “Comunica com muito pesar o falecimento da estudante do CE Marcílio Dias – Guaraqueçaba. Nos solidarizamos neste momento de dor e tristeza com todos os familiares, amigos e professores por essa partida tão precoce e repentina”, diz a postagem no perfil do Núcleo, no Facebook.

Kameron adentrou o nosso colégio, formou uma nova família, criou novos laços de amizade e estava vivendo como uma criança deve viver sua infância, hoje seu ciclo se encerrou, nos deixando um vazio, um sentimento de união e de revolta, um buraco na sua família, nos seus amigos e em nós que tivemos um pouquinho de prazer em conviver com essa garotinha muito elogiada por seus professores”, publicou um dos professores do colégio onde Kameron estudava, no 6º ano.

Uma criança muito meiga, era amiga da minha, que está muito triste, chorando muito pela perda da amiguinha”, comentou uma mãe.

INVESTIGAÇÃO


A Polícia Civil deve falar sobre o caso nas primeiras horas desta sexta-feira (28). A causa da morte de Kameron ainda não foi divulgada.