Guaratuba e Pontal do Paraná em ascensão: praias foram as mais visitadas durante a temporada


Por Redação Publicado 25/03/2023 às 12h55 Atualizado 18/02/2024 às 07h42

A Secretaria de Turismo do Paraná (Setu-PR) apresentou os dados sobre o perfil dos turistas do Litoral, coletados durante a temporada do Verão Maior Paraná, na última quarta-feira (15). Quase 90% dos visitantes são do próprio Estado. O entretenimento, comércio e segurança foram as áreas mais bem avaliadas pelos turistas.

A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 30 de janeiro, envolvendo 3 mil pessoas e resultou em uma amostra final de 2.776 entrevistas respondidas pelo público que se dirigiu até os postos de informações turísticas de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná e às estruturas de informações turísticas temporárias em Antonina, Morretes e Paranaguá.

Segundo o levantamento, a maioria dos visitantes do Litoral vieram do próprio Paraná, equivalendo a 87,9% dos turistas. Apenas 11% veio de outros estados, com a predominância de moradores de São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Já os turistas internacionais representam apenas 1% do total, vindos, principalmente, da Argentina e do Paraguai.

A maioria dos entrevistados permaneceu no Litoral entre cinco a sete pernoites (28,2%), enquanto 18,2% ficaram entre três e quatro noites, 15,9% entre oito e dez noites e 10% ficaram apenas um dia.

A pesquisa também traz o resultado da avaliação da infraestrutura turística. Entretenimento (87,6%), comércio (86,4%) e segurança (88,2%) foram os principais destaques da região. A sondagem ainda aponta que 85,3% já conheciam o Litoral do Paraná.

De acordo com o secretário de Turismo do Estado, Márcio Nunes, a meta da pesquisa era avaliar a receptividade da região, entender os hábitos de viagem dos visitantes e descobrir quais pontos precisam de melhorias.

O objetivo foi avaliar os pontos positivos e negativos do setor de turismo, bem como descobrir aqueles em que a estrutura precisa se aperfeiçoar. A ideia é que os resultados auxiliem na elaboração de estratégias para melhorar a experiência nos atrativos turísticos do Estado. Obviamente, o levantamento deve ser realizado com frequência para podermos monitorar e medir os resultados com base em dados atuais”, explica.

Guaratuba foi o município mais visitado

A pesquisa também mostrou em quais municípios os visitantes costumam se hospedar. Segundo ela, 37,6% dos entrevistados pernoitaram em Guaratuba, ante 34,2% em Pontal do Paraná e 23,7% em Matinhos.

De acordo com o prefeito Roberto Justus (União), o turismo é a vocação de Guaratuba. “A integração que virá com as obras de infraestrutura do Governo do Estado serão um marco do início de um novo Litoral,” diz.

Ele ainda ressalta que a pesquisa mostra o que a população guaratubana já sabe: a importância do investimento no turismo para a economia local. “Na gestão municipal, estamos trabalhando o turismo de forma moderna e criativa e isso fica evidente pelo fato de sermos o destino preferido e o com maior tempo de permanência da maioria dos veranistas do Paraná e até dos países vizinhos”, comenta ao JB Litoral.

Justus conclui destacando que Guaratuba tem muito do que se orgulhar. “Principalmente se levarmos em conta todas as dificuldades que enfrentamos para poder fazer dessa a melhor temporada dos últimos anos”, finaliza.

Pontal do Paraná surpreendeu 

Outro município bastante visitado e que acolheu os turistas foi Pontal do Paraná que, pelo segundo ano consecutivo, tem surpreendido ao se consolidar como uma das praias mais visitadas do Litoral. De acordo com o secretário de Turismo e Desenvolvimento do município, Gilberto Keserle, na temporada passada, Pontal já despontava como a praia mais visitada.

Pontal do Paraná ficou em segundo lugar, com 34,2% dos entrevistados respondendo que pernoitaram no município. Foto: Maria Eduarda Soriani/JB Litoral

No ano passado, a Paraná Turismo fez uma pesquisa semelhante, a qual informou que quase 4 de 10 turistas que vinham para o Litoral ficaram em Pontal do Paraná, fazendo com que a cidade fosse a mais visitada. Então, quando já temos por dois anos seguidos uma pesquisa que mostra o quanto esses turistas estão vindo para Pontal, isso se configura em uma tendência que tende a aumentar”, conta ao JB Litoral

Para ele, a pesquisa deste ano volta a confirmar a inclinação de crescimento turístico no município balneário. Ele ainda destaca que o poder municipal também realizou uma pesquisa durante esta temporada, que mostrou o aumento de turistas estrangeiros e comprovou a eficácia da divulgação das atrações locais.

Em Pontal do Paraná, fizemos uma sondagem junto ao setor de hospedagem e verificamos alguns dados interessantes: cerca de 90% dos estabelecimentos consultados hospedaram turistas estrangeiros nesta temporada e quase 80% dos estabelecimentos afirmaram que houve aumento no número de visitantes de fora do país em relação à temporada passada, principalmente da Argentina, Paraguai e Uruguai. Esta sondagem, aliada ao estudo da Setu-PR, indica que ainda temos um caminho muito amplo para a captação de turistas estrangeiros e de outros estados, mas também nos mostra que as nossas ações de divulgação e as promoções realizadas têm surtido efeito, além das melhorias implantadas no município para que o turista encontre aqui uma melhor infraestrutura“, afirma.

Matinhos teve a maior temporada dos últimos anos

Apesar de a pesquisa ter demonstrado que Matinhos recebeu menos visitantes que as demais cidades balneárias, o secretário municipal de Turismo, José Luis Leal, destaca que esta temporada de verão – a primeira após a pandemia – marcou o início de uma nova história para o município. Ele afirma que a cidade teve a maior temporada dos últimos anos e caminha a passos largos para se consolidar como um grande destino turístico da região Sul do País.

José Luis ainda destaca que a realização de grandes eventos, programação diversificada e as obras da engorda da praia foram pontos positivos para o comércio local. “Em consulta a comerciantes e entidades empresariais e órgãos financeiros, verificamos um aumento nas vendas e na movimentação financeira na cidade no período de temporada. Apesar de ainda não contarmos com meios de verificação precisos, nem metodologias de pesquisa que tragam dados sólidos, percebemos este impacto positivo para a economia local. Neste sentido, entendemos que os esforços realizados pelos órgãos governamentais (Estado e Município), investidores e promotores de eventos contribuíram positivamente para uma temporada de verão bem-sucedida, com o aumento significativo do turismo e promovendo a economia local”, conclui.

Paranaguá – Cidade Mãe do Paraná

Apesar de Paranaguá não ser um município balneário, isto é, não ter praias, a vocação turística da Cidade Mãe do Paraná pode ser muito explorada. Para a secretária municipal de Turismo, Maria Plahtyn, o levantamento é crucial para entender o fluxo turístico da região e investir em ações que atraiam turistas de outras cidades.

Para nós, esses dados mostram quais são os nichos que precisam de investimento, qual é o ramo que queremos desenvolver. Em Paranaguá, também fizemos um levantamento local, mas o regional, realizado pela Setu-PR, nos mostra todo o fluxo turístico dos vizinhos. A partir dele, podemos traçar estratégias para trazer esses visitantes também para a cidade de Paranaguá. Então, essas informações são fundamentais para todo o Litoral quando pensamos na regionalização do turismo“, destaca.

Agora, os dados coletados pela Setu serão estudados e aplicados no desenvolvimento de estratégias públicas de fomento ao turismo em toda a região litorânea. O objetivo é nortear a condução de políticas de inteligência mercadológica e competitiva no turismo paranaense.