Inclusão social: Paranaguá promove curso de libras em parceria com a Unespar


Por Redação Publicado 13/02/2023 às 14h12 Atualizado 18/02/2024 às 04h41
Unespar, Paranaguá, fafipar
Curso será realizado na Unespar, em Paranaguá. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral

A Secretaria Municipal de Inclusão (Semi) de Paranaguá, em parceria com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), está ofertando curso de Libras de nível básico. O início das aulas está previsto para o dia 10 de março, no Campus da universidade. Ao todo, serão ofertadas 40 vagas.

As aulas serão ministradas nos turnos da manhã, das 8h às 10h, e à tarde, das 14h às 16h. Os alunos matriculados terão direito à certificação e à cerimônia de formatura.

Os interessados devem comparecer ao Centro Municipal de Avaliação Especializada (CMAE), localizado na rua Rodrigues Alves, nº 530, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, das 13h30 às 17h30.

A secretária municipal de Inclusão, Camila Leite, falou sobre a importância da oportunidade de aprender libras. “Aprender libras é uma forma de quebrar as barreiras da comunicação, facilitando a integração social. Ter a sensação de se sentir excluído por não conseguir entender uma conversa é desconfortável para qualquer indivíduo. Além disso, saber se comunicar por meio de libras garante o respeito do surdo como cidadão. Por isso a importância desse curso e dessa parceria”, disse.

Inscrições devem ser feitas no CMAE, na na rua Rodrigues Alves, nº 530. Foto: Semedi

Cidade inclusiva

Em 2021, a Prefeitura de Paranaguá inaugurou a Central de Libras Bruna Pivato para aumentar a inclusão social de pessoas com deficiência. O espaço está localizado em um anexo à Secretaria Municipal de Assistência Social.

A central funciona como ponto de informação para pessoas com deficiência auditiva, além de orientar Pessoas Com Deficiências em questões do dia a dia para facilitar a comunicação com instituições como escolas, hospitais e delegacias.

Os intérpretes que atuam no espaço estão prontos para atender as pessoas surdas que se dirigirem ao local precisando fazer uma denúncia, ou precisando de ajuda para explicar a um médico os sintomas de um filho, por exemplo. Além disso, eles também auxiliam na comunicação dentro da escola, denúncias de violência contra a mulher, entre outras situações que atingem os surdos.

Além da Central de Libras, Paranaguá possui uma escola bilíngue para pessoas com surdez, o que contribui no atendimento a esta comunidade e gera integração com os demais moradores do município.