Laços de Amor: projeto que vai capacitar alunos a como agir em situações de risco é lançado, em Pontal do Paraná


Por Flávia Barros Publicado 07/07/2023 às 18h41 Atualizado 18/02/2024 às 16h12
Projeto criado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) é voltado à capacitação de alunos da rede municipal de ensino. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

Os casos chocantes de violência escolar registrados este ano no país e também aqui no Paraná, vêm mudando algumas condutas na comunidade escolar. Passadas as primeiras iniciativas registradas no Litoral, como o reforço na segurança, as palestras e a integração entre áreas como Educação, Segurança e Saúde, projetos com o foco na prevenção e em como preparar a comunidade caso a escola seja alvo de violência começam a ser articulados. A exemplo de Pontal do Paraná, que lançou, nessa quinta-feira (6), o projeto Laços de Amor.

Como será

O projeto criado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) é voltado à capacitação de alunos da rede municipal de ensino sobre prevenção e ações de segurança nas escolas em eventuais situações de risco e foi lançado no Centro de Capacitação, localizado no balneário Praia de Leste.

De acordo com a prefeitura de Pontal, o treinamento para os alunos será ministrado pelos servidores da rede municipal de ensino, com apoio das forças de segurança locais.

Primeiramente, serão treinados professores e profissionais de educação das escolas com turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e a equipe da Secretaria de Educação”, informou.

Cronograma

Como foi iniciado o recesso escolar, que segue até o dia 24 de julho, a administração municipal irá programar uma reunião (pouco antes do reinício das aulas) com os diretores e professores para adequar a agenda de cada escola para as capacitações.

É um programa de treinamento a partir do amor e do cuidado com as nossas crianças, que visa prepará-las para qualquer situação de risco em escolas e na vida, através de práticas lúdicas e divertidas, apropriadas para cada idade. Embora tenhamos adotado várias medidas de segurança nos últimos meses nas escolas e CMEIs, acreditamos que por mais efetivas que sejam as ações, se a criança não estiver preparada para agir e se proteger o risco continua existindo”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Renata Marinho.

Projeto permanente

A secretária também afirmou que o projeto não é pontual. “Este projeto não estará limitado a 2023, pois pensamos que deva ser uma capacitação constante e permanente. Agradeço ao prefeito Rudão Gimenes, às forças de segurança, aos demais apoiadores, a equipe da Secretaria de Educação, todas as escolas públicas, CMEIs, colégios estaduais e particulares pela participação e presença, na certeza de que cuidar da nossa infância perpassa pelo compromisso e pela dedicação de todos”, disse a Secretária.

Participação

Estiveram presentes ao lançamento representantes das secretarias e instituições que participarão do Laços de Amor: o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, a secretária municipal de Segurança Pública, Any Messina; a secretária municipal de Direitos Humanos e Defesa da Cidadania, Nega Borges; a Procuradora Geral do Município, Verginia Pedroso; a vereadora Elinete Guimarães Rocha (PROS); o sargento Eleanderson Oliveira, representando o comando do 9º Batalhão da Polícia Militar em Pontal do Paraná; o delegado titular da Polícia Civil em Pontal do Paraná, Thiago França Nunes, e a Comandante da 2ª Seção de Bombeiros de Pontal do Paraná, capitã Júlia dos Santos Saldanha Frazatto.