Lancha pega fogo na Baía de Paranaguá; marinheiro que navegava pelo local auxiliou no resgate


Por Luiza Rampelotti Publicado 30/03/2023 às 14h25 Atualizado 18/02/2024 às 08h03

Uma lancha pegou fogo nesta quinta-feira (30), na Baía de Paranaguá, próximo à Ilha dos Papagaios (perto da Ilha do Maciel). Era por volta das 11h quando outras duas lanchas que navegavam pela região avistaram a embarcação em chamas, ainda com dois tripulantes (uma mulher e um homem) a bordo e uma mulher já na água, com colete salva vidas, e realizaram o resgate. Ninguém se feriu.

Julian Hygor Agostinho, marinheiro que passava pelo local, foi uma das pessoas que auxiliaram no resgate. Ao JB Litoral, ele conta sobre a situação.

Eram duas mulheres e um homem; as mulheres aparentavam ter entre 50 e 60 anos, e o homem cerca de 70 anos. No barco estavam uma mulher e o homem, e tinha outra já na água, com o colete”, conta.

De acordo com ele, quatro pessoas e dois barcos participaram do resgate. Além de sua embarcação, uma outra, que vinha de Pontal do Sul, também auxiliou e transportou os tripulantes para Pontal, de onde eles teriam partido.

Julian relata que as três pessoas envolvidas no acidente estavam muito assustadas. “O senhor estava bem assustado, mas tranquilo. Já as senhoras estavam bem apavoradas com o fogo e por não saberem nadar. Ainda bem que passamos naquele momento”, diz.

O marinheiro que trabalha com transporte marítimo de passageiros para passeios turísticos na Ilha do Mel, onde mora, vinha de Paranaguá no momento em que avistou a lancha pegando fogo. Junto com ele, estavam seu pai e sua mãe, que também moram na ilha.

Tenho uma noção do mar, mas não sei tudo. Todos os dias aprendo um pouco, como hoje, que foi uma nova experiência que passei, nunca tinha passado por uma situação com fogo. Tentei fazer o que pude, o senhor queria que a gente chegasse perto da lancha para ver se apagava o fogo, mas não tinha como, eram chamas muito fortes e o extintor era pequeno, não daria certo”, comenta.

Julian revela que, durante as conversas iniciais com os tripulantes da lancha, o comentário era de que o fogo pudesse ter sido ocasionado por uma pane elétrica, já que o motor não apresentava nenhum indício de que tivesse superaquecido. Ele também diz que a lancha de passeio iria para Paranaguá.

Ajudamos no resgate e colocamos o pessoal na outra lancha, que já tinha outros dois rapazes, e era mais fácil de subir; eles embarcaram e foram para Pontal do Sul, local de partida deles”, conclui.

O JB Litoral questionou a Capitania dos Portos do Paraná – Marinha acerca da situação. Mas, até a conclusão desta reportagem, não houve retorno.

Veja o vídeo