Lar Perseverança promove evento de conscientização contra violência à pessoa idosa na próxima quinta-feira (15)


Por Amanda Batista Publicado 12/06/2023 às 10h58 Atualizado 18/02/2024 às 13h58
Junho Violeta; mês de conscientização

Este mês de junho é marcado pela campanha de conscientização contra violência à pessoa idosa, e para abordar sobre o tema, que envolve violência física, psicológica, emocional e financeira, o Lar Perseverança, em Paranaguá, promove um evento de conscientização na próxima quinta-feira (15), no Teatro Rachel Costa, às 14h.

No encontro, também haverá apresentações de corais da Universidade Aberta à Terceira Idade de Paranaguá (UNATI) e o lançamento da 2ª edição da Cartilha Velha Infância.

A diretora técnica do Lar, Manoela Velomim, conta que o evento é uma oportunidade para a população conhecer mais sobre a campanha e entender que os tipos de violência vão além das lesões físicas e que engloba até a negligência.

A violência contra idosos é diversa e é uma realidade triste que muitas vezes é silenciada. Então, esta é uma oportunidade para refletirmos sobre o respeito e o cuidado que devemos ter com os mais velhos, reconhecendo a importância de sua experiência e contribuição para a sociedade”, afirma.

Manoela ainda fala que é importante conscientizar para que as vítimas tenham coragem de denunciar seus agressores e saibam que podem contar com instituições como o Lar Perseverança, que atende majoritariamente idosos encaminhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) que sofreram algum tipo de maus tratos.

Infelizmente, a violência contra os idosos afeta milhões de pessoas em diferentes contextos sociais. Muitas vezes, a vítima sofre calada, com medo de represálias ou de perder a assistência por depender do autor da violência. Por isso, é fundamental estarmos atentos aos sinais e denunciar qualquer forma de abuso ou maus-tratos que presenciamos”, ressalta.

Dados sobre violência

Em 2022, das 45 mil denúncias recebidas entre janeiro e novembro pelo Disque-Denúncia (181) da Secretaria da Segurança Pública (Sesp), foram registradas 1.270 de violência contra idosos, o que põe os casos de violência contra a terceira idade entre os 10 mais recorrentes da plataforma.