Licitação homologada: obras de drenagem prometem combater alagamentos e transformar Praia de Leste

As galerias terão extensão de 822 metros e serão fundamentais para melhorar a drenagem de águas pluviais em Praia de Leste


Por Redação Publicado 25/09/2024 às 16h42

No último dia 12, foi homologada licitação das obras que prometem melhorar a drenagem de águas da chuva no balneário Praia de Leste, em Pontal do Paraná. A Empreiteira Rossi LTDA é a vencedora do pregão e vai executar os serviços de drenagem urbana de canais, no prazo de oito meses (240 dias), a partir da assinatura da ordem de serviço, que só pode ocorrer após o período eleitoral.

As obras consistem na instalação de galerias, com 822 metros de extensão, em concreto armado; nas travessias marcadas por ruas e entradas de veículos ao longo de três canais na região de Praia de Leste; recomposição dos pavimentos e instalação de guarda-corpos nas travessias de ruas. O valor homologado para as obras é de R$ 3,4 milhões.

VIAS IMPACTADAS

As galerias serão instaladas ao longo do Canal da Avenida Ilha do Mel – entre a Rua Carlos Eduardo Cury de Souza e a Rua Carajás; Canal da Avenida Copacabana – entre a Carlos Eduardo Cury de Souza e a Carajás; e do Canal da Rua Lagoa Amarela – entre a Avenida da Ilha do Mel e Rua Plínio Tourinho.

Com essas obras teremos perspectiva de circulação de veículos e pedestres em áreas urbanas após chuvas intensas; drenagem rápida das águas superficiais; redução de doenças de veiculação hídrica e combate à erosão urbana, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida da população“, afirma o secretário municipal de Projetos e Planejamento Urbano, Heitor Kayamori, ao JB Litoral.

CORREÇÃO DE PROJETOS ANTERIORES

O secretário explicou ao JB Litoral que, para a definição dos locais onde serão instaladas as galerias, foram realizados estudos topográficos e observado os históricos dos alagamentos na região. “O Canal de Drenagem da Avenida Ilha do Mel deveria ter sido executado nas ruas perpendiculares, que foram indevidamente pavimentadas e, consequentemente, isso impediu sua ligação as demais redes das ruas que não foram dimensionadas para comportar este acréscimo de vazão. Este canal interliga com o sistema dos canais de macrodrenagem do munícipio. Com essas novas galerias, além do escoamento rápido das águas superficiais, haverá a redução de custos em manutenção de vias públicas“, detalha Kayamori.

VALORIZAÇÃO

Com a diminuição dos alagamentos, o que proporcionará a melhoria da circulação de veículos e pedestres mesmo após chuvas intensas, um outro aspecto positivo é a valorização dos imóveis residenciais e também para o comércio. “Sem dúvida, uma das consequências será também a valorização das propriedades nas áreas em que possuem sistema de drenagem“, pontua o secretário de Projetos e Planejamento Urbano.

Ainda segundo a Administração Municipal, durante a execução da obra, haverá bloqueios parciais das vias públicas, que contarão com placas de sinalização. “A drenagem urbana eficaz desempenha um papel crucial na construção de cidades sustentáveis, por meio de técnicas como a permeabilidade do solo, a criação de áreas de infiltração e a utilização de materiais permeáveis. Busca-se não apenas evitar inundações, mas também melhorar a qualidade da água que chega aos corpos d’água naturais“, finaliza Heitor Kayamori.

Por Flávia Barros e Luíza Rampelotti

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *