Lindonei Santos toma posse para terceiro mandato no Sindicato dos Ensacadores de Paranaguá


Por Luiza Rampelotti Publicado 05/01/2023 às 19h32 Atualizado 18/02/2024 às 02h05

Na noite de quarta-feira (4), aconteceu a posse da diretoria eleita do Sindicato da Movimentação de Mercadorias em Geral de Paranaguá (Sinditrab), mais conhecido como Sindicato dos Ensacadores. O presidente Lindonei dos Santos Nascimento foi reeleito, junto com sua diretoria, para mais uma gestão de quatro anos, com conclusão em 2026.

Lindonei está à frente do sindicato desde 2017, quando assumiu a presidência pela primeira vez. Na última eleição, que aconteceu em agosto de 2022, recebeu 436 dos 600 votos válidos, isto é, 77% dos votos.

Na ocasião da posse, estiveram presentes representantes dos mais variados sindicatos do município, além do prefeito Marcelo Roque (Podemos), vice-prefeito José Carlos Borba (PSD), secretário municipal do Trabalho e do Emprego, João Antônio Lozano Baptista, vereadores, ensacadores entre outros.

Durante a solenidade foram entregues certificados para todos os diretores eleitos, bem como para os trabalhadores do setor administrativo do Sinditrab, além de representantes dos ensacadores, como Dona Cleusa Rita Skopetz Correia, representando as mulheres trabalhadoras, e Seu Laurentino Costa Dias, simbolizando os demais associados. A atitude foi uma forma de homenagear os funcionários e trabalhadores.

Discurso emocionado

Muito emocionado durante seu discurso, Lindonei agradeceu a todos que fazem parte do sindicato, àqueles que o apoiam durante sua trajetória à frente da entidade, e à sua família. “Esse é um momento de agradecimento. É o nosso terceiro mandato, sei que somos falhos, acertamos, erramos, sabemos que não vamos conseguir agradar a todos, mas estamos sempre fazendo o nosso melhor e, até aqui, Deus tem nos ajudado. Só tenho gratidão”, disse.

Além disso, o presidente também contou sobre o início de sua história no Sindicato dos Ensacadores. “Há 15 anos já trabalhava no sindicato e aqui na frente da sede era a minha rota de passagem para ir até o ponto de chamada. Passava por aqui, e eu, minha moto, meu capacete e Deus sabemos que falava para mim mesmo que um dia seria presidente do sindicato. Anos se passaram e, graças a Deus, em 2017 tive a oportunidade de conseguir ser eleito por quatro votos naquela época, e até hoje estamos aqui. Então independente do sonho, se é muito grande, se é difícil, confie em Deus, corra atrás, porque na hora certa você será abençoado”, confessou.

Assista a íntegra do discurso de Lindonei no vídeo abaixo:


Diretoria eleita

Além de Lindonei, também foram empossados o secretário Lindomar do Nascimento Santos; o tesoureiro Ailton Moreira Santos; os suplentes da Diretoria Executiva Paulo Cesar Castanho, Marcio da Silva Mendes e Thiago de Melo Lopes da Silva; os membros do Conselho Fiscal Antonio Marcos Lourenço, Vanderlei Pereira Vidal e Luiz Carlos Dias Borba; os suplentes do Conselho Fiscal Simião de Abreu Mendes, Adriano Pinheiro e Márcio França do Nascimento; os delegados junto à Federação Fabiano Pereira da Silva e Edirlei dos Passos Lima; os suplentes de delegados junto à Federação Marcos Antonio Belobram e Bruno Mendes Lopes; e delegados sindicais Hilton Correia, Ewerton Wladimir Borges de Carvalho, Alexander Santos Dias, Wagner dos Santos e Valcimar da Silva Gomes. O processo eleitoral foi coordenado pelo advogado Élio Valentin Karolus.

Diretores eleitos para o mandato de 2023 a 2026. Foto: JB Litoral


Prefeito esteve na solenidade

Ao JB Litoral, o prefeito falou sobre a importância do Sindicato dos Ensacadores para o município e para o Estado, além de desejar sucesso ao presidente eleito. “É uma satisfação estar na posse do Lindonei, já no comando do sindicato há um bom tempo, vereador da base, nos ajudando no desenvolvimento da nossa cidade. Quero parabenizar a ele e toda a diretoria pelo trabalho que vêm fazendo nesse sindicato tão antigo e com tanta história. Meu desejo é que continue da mesma forma, com o mesmo objetivo, dando trabalho para o povo parnanguara e para as pessoas que vivem o dia a dia do Sindicato dos Ensacadores, humildes, trabalhadoras, que se dedicam muito no que fazem”, disse Marcelo Roque.

Além disso, ele relembrou com carinho de sua história pessoal com as entidades sindicais. “Esse auditório me traz boas recordações, porque aqui aconteceu o primeiro debate que fiz rumo à Prefeitura, em 2016. Um ambiente que me dei bem naquela época e que ajudou na minha conquista da administração municipal. Venho de uma família de sindicalistas, meu pai, Mário Roque, foi presidente do Sindicato dos Vigias, depois político, chegando até a Prefeitura de Paranaguá, onde desenvolveu um trabalho importantíssimo. Por isso estou aqui hoje, fazendo da mesma forma. Todos os sindicatos sempre estiveram com a família Roque em todas as batalhas que tivemos durante os pleitos eleitorais, desde os estivadores, arrumadores, vigias, conferentes, bloco, ensacadores, todos aqueles que vivem e ganham seu sustento e conseguem desenvolver o Paraná, pois são essas pessoas que ajudam a bater recordes no Porto de Paranaguá”, comentou.

Prefeito Marcelo Roque entregou o certificado de presidência a Lindonei. Foto: JB Litoral


Mandato até dezembro de 2026

Lindonei comanda o Sinditrab até o dia 31 de dezembro de 2026. Ele afirma que o sindicato tem enfrentado várias dificuldades, inclusive, concorrências desleais, mas que irá continuar lutando para fazer o melhor pela categoria.

O presidente da Comissão Eleitoral que realizou a eleição no ano passado, Silvio Nunes, também desejou bons ares para o presidente. “Foi muito prazeroso fazer parte desse momento tão especial que foi a eleição do Sindicato dos Ensacadores. Foi um processo eleitoral justo, transparente, em que foi feita a vontade do trabalhador e da trabalhadora. Essa entidade tem história, fez e faz a diferença na nossa cidade. Que 2023 seja um ano de prosperidade para todos, mas, principalmente, para uma classe que sempre precisa cada vez mais de prosperidade, que é a dos ensacadores”, refletiu.

O secretário municipal do Trabalho e Emprego, João Lozano, enalteceu o presidente Lindonei, destacando que os casos de reeleição mostram o quão bem o trabalho vem sendo feito. “Sei que a labuta do dia a dia é difícil. Administrar um sindicato não é para qualquer um, mas tenho certeza que Deus vai abençoar a diretoria para que o trabalho continue sendo feito”, disse.


Vice-prefeito também participou

Um caso curioso também foi destacado durante a solenidade. O vice-prefeito Borba compartilhou com os presentes o seu início profissional. Atualmente empresário bem sucedido na área de transporte rodoviário, ele começou trabalhando em sindicato e, depois, como caminhoneiro.

Estou na área de sindicato desde 1968, trabalhando no Sindicato dos Apartadores de Saco, em Paranaguá; muitos nem lembram da entidade. Em 1970 fui para a cooperativa de transportes, mas conheço todos os sindicatos na palma da minha mão. Lembro do tempo quando fazíamos a carga do caminhão, que era caminhoneiro na cooperativa, e tínhamos que bater a descarga do arrumador no costado do navio. Por esse conhecimento sindical, é uma honra estar aqui como vice-prefeito, cumprimentando um presidente que dedica a vida a esse sindicato”, revelou.

O presidente da Frente Intersindical de Paranaguá, Marcos Ventura Alves, também contou uma história pessoal com o Sinditrab. “Falar do sindicato é um orgulho, porque meu padrasto trabalhou aqui de 1961 a 1973, depois ingressou no Sindicato dos Vigias Portuários, e tudo que sou devo a ele, que me criou depois do meu pai falecer, quando ainda tinha cinco anos. É uma honra estar aqui no Sindicato dos Ensacadores e quero desejar sucesso ao Lindonei e a toda a família ensacadora. Não tenho dúvidas de que o presidente fará tudo de bom para a classe”, comentou.


Homenagem ao Lindonei

O JB Litoral conversou com a esposa de Lindonei, Adriana do Rosário da Rosa, quem enfrentou com ele o período eleitoral e sabe das dificuldades vencidas para estar à frente da entidade. Morando juntos há três anos, ela fala sobre o orgulho que sente do marido.

Tenho muito orgulho dele, pois acompanho sua luta pelo sindicato. Quantas noites ficou sem dormir, chorando, correndo atrás de serviço para os ensacadores. Estou muito feliz por esse momento, porque passamos por muitas provas. Foi muito difícil chegar até aqui, foram muitas noites sem dormir, orando, chorando; só nós sabemos o que passamos. Então sinto muito orgulho da pessoa honesta e boa de coração que ele é. O Lindonei merece muito estar onde está hoje”, contou.

A mãe de Lindonei, Zenira Nascimento, também falou com a reportagem. “Me separei do pai dele muito cedo, então ele era o homem da casa, que olhava tudo, cuidava. Quando ele quis entrar nesse serviço, eu não queria e disse que essa vida de sindicato não é fácil; mas ele falava que o prazer dele era ajudar o povo. Então eu sempre orava, pedia a Deus proteção pela vida dele, e sei que Deus me escutou. Só tenho a agradecer a Deus por ter cuidado do meu filho”, comentou, emocionada.