Litoral pede mais obras e tarifa menor, em audiência pública sobre novo pedágio


Por Redação Publicado 08/04/2021 às 18h35 Atualizado 15/02/2024 às 22h39
Praça de pedágio entre Curitiba e o Litoral

Por Katia Brembatti

Autoridades e representantes de entidades do Litoral participaram na manhã desta quinta-feira (8) de uma audiência pública promovida pela Frente Parlamentar sobre o Pedágio, da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Por causa do agravamento da pandemia, a reunião, que seria presencial, foi realizada em formato virtual, com a participação de cerca de 100 pessoas pela plataforma Zoom e mais a presença popular nos canais de comunicação da Alep, como o Facebook.

A discussão acontece no momento em que está em construção o projeto de concessões de rodovias, que vai suceder o atual contrato de pedágio do Paraná, a vencer em novembro. Como o JB Litoral mostrou em março, os acessos ao porto de Paranaguá, como as avenidas Bento Rocha e Ayrton Senna, foram incluídos nos trechos sob a responsabilidade da nova concessionária. Além da recuperação do pavimento na zona urbana, estão previstas obras, como pista tripla na Serra do Mar, algumas marginais, viadutos, iluminação e ciclovias.

A princípio, não será instalada uma nova praça de pedágio – a cobrança continuará sendo feita uma única vez em cada sentido, em São José dos Pinhais. Esse ponto causou discussão entre os participantes da audiência pública. Enquanto alguns reforçavam que não queriam praças adicionais, outros defenderam que mais pontos de cobrança permitiriam diluir o preço em valores menores. A necessidade de obras e, ao mesmo tempo, de tarifas mais baixas foi a principal ponto abordado. Não foram apresentados argumentos técnicos, como fluxo de veículos, custos de obras ou subsídio cruzado, quando o pagamento em um trecho financia investimentos em outro.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, e o presidente da Câmara Municipal, Fabio Santos, destacaram a importância de os moradores da região não serem prejudicados pelas decisões que serão tomadas agora, enfatizando que os últimos 24 anos de pedágio representaram uma série de dificuldades tanto no trânsito como na economia, especialmente nas áreas de turismo, comércio e transporte de cargas. Prefeitos e vereadores das demais cidades do Litoral também se manifestaram. Mais de dez deputados estudais estiveram presentes, além do senador Flavio Arns.

Assim como a população do Litoral, as demais regiões do estado já realizaram reuniões semelhantes ou ainda vão promover encontros, capitaneados pela Alep. A audiência pública oficial, realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que está à frente da condução do processo da nova licitação, já foi realizada e terminou com mais de 4 mil perguntas ou contribuições apresentadas pelos mais diversos setores da sociedade. Nos próximos meses, o projeto final da licitação será anunciado – depois do aval do Tribunal de Contas da União (TCU). Ainda não se sabe se será possível concluir a licitação antes do fim do contrato do atual sistema de pedágio no Paraná.

A edição impressa do JB Litoral, que circulará no dia 12 de abril, trará mais detalhes sobre os pontos em debate da nova concessão de rodovias.