Litoral registra 534 novos casos de dengue e Paranaguá chega a 1.825 infectados
Por Marinna Protasiewytch
O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA) nesta terça-feira (27) mostrou que o número de casos de dengue no litoral paranaense segue em ascensão. A doença acometeu mais 534 moradores das sete cidades litorâneas e é causada pelo vírus transportador através do mosquito Aedes aegypti. Por ser uma região mais quente e com um período chuvoso, o acúmulo de água ocorre com mais frequência e se transforma em criadouros para o inseto.
Novos casos no litoral
Por conta do aumento das chuvas nos municípios costeiros, há também uma preocupação maior da SESA para que a população e as prefeituras consigam fazer um trabalho preventivo maior. Segundo o documento divulgado hoje pela entidade de saúde, Guaratuba e Paranaguá estão na zona de alerta climático para a propagação da dengue.
O município de Paranaguá foi o que mais registrou novos casos, chegando a mais de 355 pessoas contaminadas pela doença nesta última semana. Em contra partida, Pontal do Paraná só teve dois infectados confirmados nos últimos sete dias. Veja abaixo os números de cada cidade:
- Paranaguá (355)
- Morretes (110)
- Antonina (41)
- Guaratuba (26)
- Pontal do Paraná (2)
Com estes novos registros, o litoral paranaense chega a marca de 2.299 infectados pela dengue desde agosto do ano passado. Paranaguá tem 1.825 casos, seguida por Morretes com 242, Antonina com 148 registros, Guaratuba com 75, Matinhos com seis casos e Pontal do Paraná com três registros.
Ainda há um grande número de casos investigados pela SESA, que são aqueles testados, mas que aguardam os exames para a comprovação da contaminação. Veja os números de casos suspeitos de cada cidade:
- Morretes (121)
- Antonina (79)
- Paranaguá (58)
- Pontal do Paraná (51)
- Guaratuba (49)
- Matinhos (4)