Litoral tem 5 novos pontos impróprios para banho em Guaratuba, Morretes e Antonina


Por Luiza Rampelotti Publicado 08/01/2023 às 03h50 Atualizado 18/02/2024 às 02h16
Em Guaratuba, os novos pontos inadequados ficam à esquerda da rua Ponta Grossa e à esquerda do Morro do Cristo. Foto: Prefeitura de Guaratuba

Semanalmente, o Instituto Água e Terra (IAT) divulga o Boletim de Balneabilidade. Na última sexta-feira (6), o órgão informou que novos quatro pontos de áreas impróprias para banho e prática de atividades esportivas no Litoral do Paraná foram identificados.

Sendo assim, nesta semana, até o próximo dia 12, a região possui 15 pontos impróprios. Vale destacar que 10 deles são sempre considerados inapropriados, pois são foz dos rios, ou seja, locais que drenam as áreas urbanas.

Os novos pontos inadequados para banho são em Guaratuba, à esquerda da rua Ponta Grossa e à esquerda do Morro do Cristo; em Morretes, no Rio Nhundiaquara (no Porto de Cima e no Largo Lamenha Lins); e em Antonina, na Ponta da Pita – que tem se mantido imprópria desde o início de dezembro.

Este é o terceiro Boletim de Balneabilidade da temporada de verão 2022/2023. O documento, divulgado pelo IAT toda sexta-feira, alerta a população sobre os locais que podem causar problemas de saúde quando em contato com a água, pela transmissão de bactérias, vírus, como dermatite, diarreia, problemas respiratórios, entre outros. Ao longo desta temporada do Verão Maior Paraná serão emitidos nove boletins, até o dia 17 de fevereiro de 2023, na semana do Carnaval.

São locais onde a análise laboratorial identificou a presença da bactéria Escherichia coli, presente em fezes de animais e humanos. “Estes locais são sinalizados com bandeiras para alertar as pessoas. A bandeira azul reflete local próprio para banho e a vermelha um local impróprio, devendo ser evitado”, explica Beatriz Ern da Silveira, bióloga do Laboratório de Microbiologia do IAT.

Locais apropriados

Os locais apropriados para banho são: Ilha do Mel, com todos seus pontos considerados próprios; Pontal do Paraná, apenas com o rio Olho D’Água sendo permanentemente impróprio por ser uma foz; Matinhos, somente o Canal Caiobá e o Rio Matinhos são impróprios, por serem foz; em Guaratuba a Prainha está apta, bem como Caieiras, e as praias localizadas na região da rua Alois Cicatka, rua Genoroso Marques e Colônia dos Magistrados, também no Balneário Brejatuba, na rua Jacarezinho e rua Pedro Álvares Cabral, no Balneário Nereidas/Eliane, à esquerda da rua Reo Benet e rua Costa Rica, na Barra do Saí apenas na rua Guairacá.

Em Antonina, somente o Rio do Nunes, próximo à ponte da PR-340 está apto; e em Morretes, apenas o Rio Marumbi, próximo à ponte da Estrada do Anhaia.

*Com informações da AEN