Lobo-marinho encontrado em Caiobá foi resgatado e passa por cuidados veterinários


Por Redação Publicado 19/09/2023 às 15h11 Atualizado 19/02/2024 às 00h00
O lobo-marinho foi encontrado desnutrido, com alterações nos pulmões, estômago e intestino. Foto: Lab. de Ecologia e Conservação/UFPR.

O lobo-marinho-subantártico encontrado na praia Brava de Caiobá, em Matinhos, na última quarta-feira (13), foi resgatado pela equipe técnica do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade federal do Paraná.

O animal está em tratamento no Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise de Saúde de Fauna Marinha (CRED), do Laboratório de Ecologia e Conservação/UFPR, em Pontal do Sul, município de Pontal do Paraná.

O lobo-marinho foi encontrado desnutrido, com alterações nos pulmões, estômago e intestino. Desde o resgate, o animal vem recebendo o tratamento necessário, incluindo suporte e apoio da equipe para que consiga estabilizar o quadro de saúde e posteriormente retornar à natureza.

A presença desses animais acontece anualmente no Litoral, principalmente no período de junho a outubro, quando migram em busca de alimento e descanso.

Recomendações do LEC

De acordo com o laboratório, a recomendação é que, ao avistar um lobo-marinho, não se deve aproximar ou tocar o animal, já que ele é selvagem e territorialista, e a aproximação humana pode despertar um comportamento de defesa.

Caso encontre animais na praia, mortos ou vivos, acione a equipe do Laboratório de Ecologia pelo telefone 0800 642 33 41 ou pelo whatsapp (41) 9 92138746.

*Com informações do LEC