Maria Fernanda e Andrézinho Falamansa – casal forma dupla de piseiro e arrasa nas casas de shows


Por Luiza Rampelotti Publicado 22/11/2022 às 16h33 Atualizado 17/02/2024 às 22h14

O gosto pela música começou na adolescência, quando André Luiz Pereira de Souza cantava nas igrejas evangélicas que costumava frequentar. Mas foi apenas depois de adulto, mais especificamente em abril deste ano, que ele decidiu, realmente, ‘tentar a vida’ como músico.

Para isso, se transformou no Andrézinho Falamansa e começou a tocar em bares e casas de shows em Paranaguá. O público viu o talento e, cada vez mais, novos lugares para apresentações foram surgindo.

O que ele não esperava era que logo em sua fase mais esperada, onde estava seguindo seu sonho, um baque fosse atingi-lo em cheio. Em junho, sua avó Elizabete Pereira de Souza, a quem ele tratava como mãe por ter lhe criado, faleceu.

Isso me impactou muito, me deixou muito mal. Justamente quando consegui vários locais para tocar e precisava cumprir a agenda, ela morreu. Eu já não queria mais tocar, achava que tinha sido um sinal para eu desistir”, conta André.

Foi quando sua esposa Maria Fernanda demonstrou todo apoio que o marido precisava naquele momento e, com muito amor e doses de incentivo, decidiu que iria para o palco com ele. “Foi ela que me segurou no palco, disse que eu iria sim cumprir a agenda e que cantaria comigo. Então começamos a cantar juntos e acabou que deu certo”, diz o músico.

Juntos há sete anos e sempre cantando nos momentos de diversão, André percebeu que poderia dar certo, já que Maria Fernanda também é talentosa. E aí começou a nova dupla parnanguara: Maria Fernanda e Andrézinho Falamansa.

Filhos são a ‘equipe musical’

O casal tem quatro filhos, a quem descrevem como sua “equipe musical”: Ana Lívia, de 6 anos, Victor Hugo, de 4, Laura, de 3 e a caçulinha Maya, de apenas 4 meses. Eles não frequentam os locais onde os pais se apresentam, mas em casa, durante os ensaios, estão sempre apoiando e incentivando. “O Victor Hugo toca percussão, a Ana Lívia e a Laura cantam, a Maya é a nossa bebezinha. São eles que nos dão forças e, na verdade, é sempre uma luta achar alguém que fique com as crianças para podermos ir cantar, mas damos um jeito todas as vezes”, diz André.

Apesar de a carreira estar apenas começando – são somente sete meses -, o casal já está vivendo apenas da música, contando com o apoio de 13 apoiadores. Antes, André trabalhava com diárias em lanchonetes.

Foi um tiro certo que a gente deu, com muito medo, mas que deu certo. Espero que agora no verão tenha bastante coisa para fazer”, conta.

O estilo de música da dupla é o ‘piseiro’, uma derivação da pisadinha que pega a vertente do forró e a incrementa com influências do funk e do brega funk. Mas eles dizem que também tocam sertanejo, reggae, MPB e POP. “A gente toca de tudo um pouco, o que o público pedir”, confessa.

“Foi um tiro certo que a gente deu, com muito medo, mas que deu certo”, diz o casal. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Shows

Por enquanto, eles já foram convidados para se apresentar em estabelecimentos de Paranaguá, Pontal do Paraná e Antonina, mas contam que estão abertos para todas as cidades do Litoral, do Estado e do País. “Até internacional mesmo, se tiver convite, a gente vai sem medo”, comenta André.  

Cinco meses depois da morte da avó, ele olha para trás e avalia que foi bom não ter desistido do sonho. “Minha vó foi quem me criou, a morte dela foi um golpe muito duro. Hoje, em todos os shows, canto a música Terra Prometida, de João Gomes, como uma forma de homenagem. Tenho certeza que ela está olhando por nós e muito orgulhosa do caminho que estamos trilhando”, desabafa o músico.

Para contratar a dupla Maria Fernanda e Andrézinho Falamansa, basta entrar em contato com o número (41) 99577-2908.