Matinhos capacita população para salvar vidas: iniciativas ensinam primeiros socorros; saiba como participar


Por Luiza Rampelotti Publicado 15/05/2024 às 17h41
image-1-15
A comunidade precisa estar preparada para agir em situações de risco, pois cada minuto é crucial para salvar vidas“, diz a médica Michella Przybycien. Foto: Maria Eduarda Soriani/JB Litoral

O município de Matinhos está investindo na capacitação da população em primeiros socorros, com o objetivo de aumentar a segurança e reduzir o número de óbitos em casos de emergência. As iniciativas em andamento visam ensinar técnicas básicas para os primeiros cuidados que devem ser prestados quando alguém se machuca ou começa a passar mal, e são uma resposta ao crescente reconhecimento da importância do envolvimento dos cidadãos comuns em momentos críticos, como a parada cardiorrespiratória, por exemplo.

Workshop de Suporte Básico de Vida (SBV)

Na próxima semana, dias 22 e 23 (quarta e quinta-feira), o Centro Comunitário Profissionalizante (CCP) Mário Braga, em parceria com o Centro de Treinamento de Atendimento Pré Hospitalar (CTAPH) e a Secretaria de Assistência Social, irá sediar o Workshop de Suporte Básico de Vida (SBV). O curso, com carga horária de quatro horas, será ministrado pelo instrutor Arilton Augusto Pomella e abordará o tema “Parada Cardiorrespiratória”, ensinando técnicas de identificação da vítima, procedimentos até a chegada do suporte médico e uso de equipamentos como desfibrilador externo automático.

O workshop será dividido em duas turmas, com limite de 20 alunos cada. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (41) 3971-6258. Os participantes receberão certificado ao final do curso.

O CCP Mário Braga fica localizado na Avenida Paraná, nº 462, ao lado do Centro Municipal de Fisioterapia e Abastecimento. Foto: Prefeitura de Matinhos
O CCP Mário Braga fica localizado na Avenida Paraná, nº 462, ao lado do Centro Municipal de Fisioterapia e Abastecimento. Foto: Prefeitura de Matinhos

Projeto SAMU na Escola

Também neste ano, em abril, a Prefeitura de Matinhos iniciou o projeto “SAMU na Escola“, que leva conhecimentos básicos de primeiros socorros para crianças e profissionais da educação da rede municipal. A iniciativa, realizada quinzenalmente nas sete escolas municipais, atende alunos de 5 a 10 anos, além de funcionários.

O objetivo é capacitar a comunidade para agir em situações de emergência“, explica a médica emergencista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e coordenadora do projeto, Michella Przybycien. “Ensinando as crianças, elas podem repassar esse conhecimento para suas famílias e comunidades, e o treinamento pode fazer a diferença em situações de risco“, complementa.

O “SAMU na Escola” é baseado na Lei Federal 13.722/2018, conhecida como “Lei Lucas”, em homenagem ao menino Lucas Begalli Zamora, que morreu em 2017 após engasgar-se durante um passeio escolar. Além da Lei Lucas, o projeto se inspira no programa “Crianças Salvam Corações”, do médico Uri Flato, que visa ensinar crianças e adolescentes sobre parada cardiorrespiratória e manobras de reanimação cárdio pulmonar.

A importância da capacitação da comunidade

Ao JB Litoral, a médica Michella Przybycien destaca a importância de capacitar a comunidade para atuar em emergências. “É preciso mudar o paradigma de que apenas profissionais da saúde têm conhecimento sobre primeiros socorros. A comunidade precisa estar preparada para agir em situações de risco, pois cada minuto é crucial para salvar vidas“, enfatiza.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *